Cabo Frio teve representante na final do Pequenos Gênios, do Caldeirão do Huck
Com QI de 144, José Miguel, de 9 anos, filho da contadora cabo-friense, Ana Paula Mello de Mattos Ribeiro, integrou a equipe Matemágicos na final do quadro Pequenos Gênios, do Domingão do Huck, na Rede Globo.
Atualmente morando no Rio, Ana Paula contou à Folha que José Miguel tinha pouco menos de um ano quando notou as habilidades do filho que outras crianças não possuem: “ele reconhecia as letras e ficava muito atento aos livros”.
Um vídeo postado nas redes sociais do menino mostra ele, aos dois anos, soletrando o próprio nome com muito orgulho. Há poucas semanas, no quadro Pequenos Gênios, ele chamou a atenção pela facilidade em soletrar palavras de trás para frente em poucos segundos.
Em outro vídeo, durante um bate-papo com o apresentador Luciano Huck, José Miguel fala sobre a habilidade de desenhar e conta que já pintou um quadro de Tarsila do Amaral. Mas ele também possui dons musicais: em outro vídeo ele aparece fazendo um solo de violino durante uma apresentação da Academia de Música Ferreira. Essas habilidades, segundo Ana Paula, foram reconhecidas pelos pais, pelos familiares, e também pela escola logo no primeiro dia de aula.
– É desafiador, pois é uma luta diária a inclusão dessas crianças na sociedade. Começamos a pesquisar sobre o assunto. Procuramos um profissional para atestar as altas habilidades e estamos sempre em busca de atividades extras que atendam às suas habilidades – contou Ana.
Foi justamente através da busca por essa rede de apoio que José Miguel chegou ao quadro Pequenos Gênios.
– Fomos indicados para o processo de seleção através da Mensa, que é uma sociedade de Alto QI que reúne indivíduos com altas habilidades, da qual ele faz parte.