Meri Damaceno lança 'Cabistezas' em Cabo Frio nesta quinta (10)
Encontro será no Palácio das Águias, na Rua Érico Coelho, com direito a pocket show com Ivo Vargas e Leo Dioli
O livro “Cabistezas — causos do Arraial”, de Meri Damaceno, será lançado em Cabo Frio nesta quinta-feira (10). O encontro acontece a partir das 19h, no Palácio das Águias (Rua Érico Coelho 72, Centro). Haverá bate-papo e sessão de autógrafos com a autora. E mais: pocket show com Ivo Vargas e Leo Dioli.
'Álbum de família de uma cidade inteira'
Há 20 anos, "Cabistezas — causos do Arraial” nascia de cuidadosa pesquisa empreendida pela memorialista Meri Damaceno, que passou meses à procura das histórias, lendas, personagens, linguajar típico e particularidades presentes no imaginário coletivo da cidade, outrora pequena vila de pescadores da Região dos Lagos e emancipada de Cabo Frio desde 1985. Agora, o livro ganha novas cores, formas e traçados em reedição assinada pela Sophia Editora.
Se constam nesta obra registros sempre temperados com bom humor sobre bruxas, lobisomens e procissões fantasmagóricas — além de histórias sobre figuras impagáveis, como Come-brasas, Fernandinho, Bôco, Bau e Tái, entre muitos outros —, é porque, parafraseando o personagem Chicó, de Ariano Suassuna, “só se sabe que foi assim”. “Cabistezas”, mais que livro, é um documento, certidão de nascimento, registro de identidade — um álbum de família de uma cidade inteira.
Escreve o pesquisador Leandro Miranda no prefácio: "Quando li o 'Cabistezas' pela primeira vez, fiquei fascinado ao encontrar histórias e causos sobre o Cabo antigo, que vinham se perdendo ao longo do tempo. Eles foram resgatados com maestria por Meri, em um trabalho fantástico de pesquisa e entrevistas com os antigos cabistas. É importante lembrar que suas buscas foram feitas em uma época em que não havia as facilidades da internet, o que valoriza ainda mais seu trabalho de memorialista. Ela saía com seu gravador de fita K7 atrás de rendeiras, pescadores e figuras históricas do nosso Arraial, sempre atrás de um bom causo. Assim foi construindo 'Cabistezas', como uma rendeira hábil e paciente vai trançando seus bilros."
Obra tem dedicatória a Ercília Carriço, filha de Victorino Carriço
Logo depois que Meri Damaceno escreveu seu primeiro livro, “Cabofrianças — causos resgatados” (1999), ouvia todos os dias de Ercília Carriço um pedido insistente para que produzisse também uma obra dedicada a Arraial do Cabo. Não era para menos: Ercília, filha do poeta Victorino Carriço, sempre foi uma dedicada defensora do legado do artista, autor dos hinos de Arraial e Cabo Frio, entre muitos outros. Meri atendeu o pedido da amiga. “Ercília me perturbou tanto, que falei: “Tá bom! Vou fazer esse livro”.
CARACTERÍSTICAS
TIPO brochura
FORMATO 16X23
PÁGINAS 294
PREÇO R$ 85
ISBN 978-65-88609-26-2