Urgente: Prefeito José Bonifácio vai tirar licença de 30 dias para tratamento
Procuradoria-geral do município encaminhará pedido em breve
A Procuradoria-Geral de Cabo Frio vai encaminhar, em breve, o pedido de licença do prefeito José Bonifácio, por um período de 30 dias, por recomendação médica, para que ele possa prosseguir com o tratamento do câncer. A informação foi confirmada à Folha por integrantes do primeiro escalão do governo.
Bonifácio havia recebido alta no fim desta sexta-feira (7) no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), onde estava internado desde segunda-feira (3). Zé luta contra um câncer no fígado descoberto em 2021.
Mesmo internado, Bonifácio teria cumprido agenda de trabalho. Segundo a comunicação da prefeitura, na quarta-feira (5) ele recebeu a visita do promotor de Justiça André Navega, com quem teria tratado do envio de um projeto de lei para a Câmara Municipal sobre a organização administrativa da Procuradoria-Geral do Município. Recebeu, também, a visita do secretário municipal de Saúde, Janio Mendes, que teria informado ao prefeito sobre a liberação de uma verba de R$ 12 milhões para a reforma do Hospital São José Operário.
Esta é a segunda vez que Bonifácio luta contra um câncer. Em 2018 ele havia sido diagnosticado com um tumor no pâncreas. Após 12 sessões de quimioterapia, que fizeram o pedetista perder aproximadamente 20 quilos, ele anunciou a cura durante coletiva de imprensa realizada em dezembro de 2019, quando também se lançou pré-candidato à prefeitura de Cabo Frio na eleição municipal de 2020, onde foi eleito.
Em 2021, no entanto, poucos meses após a posse, Bonifácio descobriu a existência de um nódulo no fígado (com cerca de um centímetro). Em julho daquele ano, o prefeito cabo-friense chegou a ser internado no CHN para realização de um procedimento chamado ablação percutânea de tumor hepático, uma técnica que destrói os tumores hepáticos sem removê-los. Segundo especialistas, ela é utilizada em pacientes com tumores pequenos, de até 3 cm de diâmetro, caso do prefeito. A internação durou apenas 24 horas.
Em abril de 2022, após constatar novo nódulo, Bonifácio voltou a ser internado, passando por uma cirurgia de hepatectomia segmentar para retirada do tumor no fígado. O procedimento foi realizado no Complexo Hospitalar de Niterói pelo cirurgião do aparelho digestivo Dr. Marcelo Enne. Foram seis horas de cirurgia onde a equipe médica também retirou uma hérnia.