Atletas de taekwondô da região conquistam o pódio na Argentina
Agora eles se preparam para competir no Rio de Janeiro
Onze atletas de taekwondô, da Região dos Lagos, estão se preparando para a Copa Kwan, que acontece no dia 16 de julho no Rio de Janeiro. A expectativa é conquistar o mesmo resultado positivo que obtiveram há poucos dias na Copa 3 Fronteiras, em Puerto Iguassu, na Argentina.
A competição reuniu atletas argentinos, paraguaios e brasileiros, e todos os 11 atletas da região ocuparam uma das três posições do pódio: Sara Souza (I Dan) e Rebecca Mendes (1º Gup) ficaram em 1º e 2º lugar em duas modalidades; Thiago Medina (I Dan) ficou em 1º e 3º lugar em duas modalidades e Duda Pereira (I Dan) ficou em 2º e 3º lugar em duas modalidades. Emerson Barreto e Mateus Santos (ambos I Dan) conquistaram o 1º lugar; Maria Fernanda (8º Gup) foi duas vezes 1º lugar; Gabriel Rios (II Dan) e Kawan Lima (2º Gup), 2º lugar, e Otílio Nunes (III Dan) e Marina Melo (IV Dan), 3º lugar.
Todos os atletas treinam no espaço de eventos WS e na academia CTLA, no bairro Botafogo, em São Pedro da Aldeia, e também no Clube Progresso, em Cabo Frio. Em conversa com a Folha, a atleta Duda Pereira contou que todos são federados, ou seja, registrados e reconhecidos nas Associações Nacionais, e os faixas pretas na Associação Mundial.
– Nós somos da Associação Kwan, que é liderada pela Sabumnim (professor em coreano) Thais Melo. Podemos nos definir como um time: temos deveres e responsabilidades em uma associação que foi criada para representar estudantes brasileiros filiados ao Grão Mestre Choi Jung Hwa, filho do criador do Taekwondo - contou.
Para participar das competições, Duda conta que todos os atletas contam somente com apoio de amigos e familiares através de vaquinhas on-line, ou ajuda direta, “mas ainda não temos nenhuma forma da patrocínio”.