Câmara de Cabo Frio ainda não foi notificada sobre afastamento de vereadores
Vanderson Bento e Vinícius Corrêa tiveram o mandato cassado por fraude à cota de gêneros
A Câmara de Vereadores de Cabo Frio ainda não recebeu notificação para afastar os vereadores Vanderson Bento (PTB) e Vinicius Corrêa (PP).
Em março deste ano o Tribunal Regional Eleitoral manteve a cassação dos dois por conta de uma acusação de fraude à cota de gêneros (quando o partido usa falsas candidatas mulheres, chamadas de candidaturas laranja, para burlar o limite mínimo obrigatório de 30% de candidatas do sexo feminino).
A decisão faz parte de Ação de Impugnação de Mandato Eletivo proposta pelo partido Avante, representado pelo ex-candidato a vereador Átila da Ótica e diz respeito à eleição municipal de 2020.
Após a manutenção da cassação, o PTB e o PP tentaram um efeito suspensivo para que os dois vereadores respondessem ao processo no cargo, mas na última sexta-feira (26) o TRE negou o pedido.
Além de notificar a Câmara para afastamento de Vanderson e Vinícius, o TRE também vai notificar a 96ª zona eleitoral para que calcule novo coeficiente eleitoral e informe à Câmara quem vai ocupar as duas vagas.
Especialistas apontam os nomes de Átila da Ótica e do atual secretário de Segurança de Cabo Frio, Rui França.