Cultura

Projeto "Trilhas Históricas de Cabo Frio" abre inscrições em Cabo Frio

Atividade de promoção do patrimônio histórico da cidade será realizada para profissionais da Rede Municipal de Ensino

10 MAR 2023 • POR Redação • 11h05

Com o intuito de proporcionar o conhecimento do patrimônio histórico e cultural do município aos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai promover o projeto “Trilhas Históricas de Cabo Frio”. As atividades serão realizadas por meio da Coordenadoria de Projetos e Programas, em parceria com a Coordenadoria de Formação Continuada da pasta.

Inicialmente, o projeto vai oferecer uma formação virtual a todos os profissionais da Rede, tendo como foco a sensibilização de professores e alunos, do 4º ao 9º ano de escolaridade do Ensino Fundamental.

As inscrições já estão abertas e acontecem até o dia 16 de março, por meio do link https://forms.gle/vBG3smkKtV9ru5Xy8. As aulas serão realizadas nos dias 20 e 21 de março, das 18h30 às 20h30.

Após a formação teórica, os docentes podem dar continuidade e se inscreverem para a parte prática, no período de 22 a 28 de março, por meio de link que será enviado para o e-mail de todos os participantes da formação.

Os 40 primeiros inscritos visitarão os principais monumentos históricos de Cabo Frio, com orientação técnica e condução fornecida pela Secretaria de Educação. Os que excederem a esse quantitativo podem participar, desde que utilizem seus próprios meios de transporte.

Após a visita guiada, os docentes devem elaborar projeto pedagógico a ser desenvolvido nas unidades escolares. Dos projetos apresentados, quatro deles serão selecionados, levando-se em conta os seguintes requisitos: o conteúdo; se contempla, ao menos, três componentes curriculares descritos no projeto; se contém os elementos textuais (introdução, justificativa, objetivos gerais e específicos, metodologia, resultados esperados e bibliografia); e se possui como tema o conteúdo desenvolvido nas formações continuadas dos dias 20 e 21 de março.

Os trabalhos selecionados darão continuidade ao projeto, sendo aplicados nas unidades escolares, e após o desenvolvimento um relatório deverá ser apresentado contendo fotos, objetivos alcançados, resultados e discussões finais.

Os alunos vivenciarão a culminância dos projetos, levados para visitas guiadas aos monumentos trabalhados, em data a ser agendada pela Secretaria Municipal de Educação.