Novela

Destino da Uerj, em Cabo Frio, pode ser definido na próxima sexta (3)

Reunião de conciliação pode definir novos rumos para a instalação do campus na cidade

25 FEV 2023 • POR Redação • 12h59

A novela sobre a instalação de um campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), em Cabo Frio, pode ganhar um novo capítulo na próxima semana. Segundo entrevistas concedidas pelo deputado estadual Dr. Serginho, no dia 3 de março acontecerá uma reunião de conciliação entre representantes da universidade e proprietários do prédio da Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos), onde a instituição estadual de ensino universitário seria instalada para oferecer cursos de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais.

A reunião de conciliação teria sido agendada durante um encontro realizado antes do carnaval, com a participação do deputado estadual, de representantes da Uerj e do atual secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Azevedo, entre outros integrantes do governo do estado. 

Aguardada desde outubro de 2021, quando foi inaugurado o Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, no bairro Jardim Flamboyant, a instalação de um campus da Uerj na cidade continua sem data. Em julho de 2022, o governador Claudio Castro e o então secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Dr.  Serginho, chegaram a anunciar que o vestibular aconteceria até o final do ano passado.

No entanto, no dia 3 de outubro, um dia após a eleição, o próprio reitor da instituição estadual de ensino, Mário Carneiro, confirmou ao jornal que o vestibular local estava suspenso por tempo indeterminado. No final de janeiro deste ano ele voltou a afirmar que não havia novidades sobre o assunto.

Este recente posicionamento reforçou a notícia veiculada pela Folha dos Lagos ainda antes da eleição de 2022: de que a instalação do campus da universidade em Cabo Frio estava longe de uma definição por conta de uma briga judicial envolvendo a desapropriação do prédio da Ferlagos.