Esquenta da folia começa nesta sexta na Praia do Forte, em Cabo Frio
Tradicional Bloco Paróquia está fora da programação de carnaval em Cabo Frio
Oficialmente o carnaval só começa na próxima sexta (17), mas em Cabo Frio tem esquenta já nesta sexta (10), a partir do meio-dia, na Praia do Forte. A atividade, promovida pela Liga Independente das Escolas de Samba de Cabo Frio, será uma homenagem ao sambista e compositor Milton Carlos Teixeira Marins, o Miltão, primeiro presidente da Liga, e membro da Academia Cabo-friense de Letras, que faleceu em dezembro de 2022, aos 64 anos.
A programação prevê mais de 15 intérpretes, entre eles Leandro Feijão, Wellington Honorato, James Wilker, Junior Vital e Willian Santos, além da bateria Swing da Vila (do mestre Davyd) e show com grupo de Samba de Raiz. A festa acontecerá no Bar do Edu (canto do Forte).
Já a programação para o desfile oficial dos blocos de rua, na cidade, continua sem definição. Em conversa com a equipe da Folha, o presidente da Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas, Joir Reis, disse que o anúncio seria feito ainda esta semana: “Já temos o calendário pronto, e estamos aguardando apenas o OK da Secretaria de Comunicação para tornar público juntos, uma vez que o carnaval é realizado em parceria com a Prefeitura”. No entanto, até o fechamento desta edição, a única confirmação foi a ausência do tradicional Bloco Parókia.
- Para este ano temos confirmada a participação de 24 blocos. O Parokia, no entanto, não fará parte do carnaval esse ano. A agremiação acabou perdendo algumas de suas lideranças nos últimos anos como o Maestro Jessé e outros que tinham grande experiência no carnaval. Além disso, a gente acredita que uma série de fatores tenham gerado dificuldades para que eles pudessem se organizar a tempo de fazer suas atividades esse ano - contou Joir.
Já a “Estação do Carnaval”, na Praia do Forte, está mais do que confirmada. Segundo Joir a programação no local começa na sexta (17) e segue até o dia 22. Confira:
Dia 17 (sexta de carnaval), a partir de 17h
- abertura oficial do Carnaval com apresentação das Escolas de Samba de Cabo Frio
- desfile dos Blocos os Brasileirinhos, em homenagem aos 100 anos de Waldir Azevedo
- tradicional entrega da Chave da Cidade ao Rei Momo e Rainha do Carnaval
Dia 18 (sábado de carnaval)
- Bloco da Latinha, a partir de 17h
Dia 19 (domingo de carnaval)
- Bloco da coruja, a partir de 17h
Dia 20 (segunda de carnaval)
- Bloco Carnagay, às 11h
- Bloco Foleyzada+Oh Sorte, às 17h
Dia 21 (terça de carnaval)
- Bloco da Inclusão, às 11h
- Bloco Família é Mole Mas é Meu, às 17h
Dia 22 (quarta de cinzas)
- Bloco Delas (com ações exclusivas para mulheres), a partir de 15h