RESOLVIDO?

Salineira mantém transporte em Arraial do Cabo, mas prazo é incerto

Prefeitura anunciou nova licitação para as linhas Monte Alto, Figueira e bairros adjacentes

29 DEZ 2022 • POR Redação • 15h23

Os moradores dos bairros atendidos pelas linhas 340 e 341 (Arraial do Cabo x Pernambuca via Figueira e Arraial do Cabo x Figueira via Sabiá) podem respirar aliviados, pelo menos por enquanto. Após reunião emergencial, realizada nesta quarta-feira (28), tanto a Prefeitura cabista como a Auto Viação Salineira anunciaram a manutenção dos serviços, mas houve divergência com relação ao prazo.

A empresa de transporte público havia feito um comunicado esta semana lamentando a ausência do repasse liberado pelo Governo Federal para socorrer as empresas operadoras do sistema de transporte coletivo urbano de passageiros, informando que “pelos reiterados prejuízos acumulados, e por força da decisão judicial proferida nos autos da apelação civil Nº 0007612-86.2011.8.19.0005”, encerraria suas atividades nessas duas linhas a partir das 23h59 do próximo dia 31, em plena virada de ano. 

À Folha, a Auto Viação Salineira informou na tarde desta quinta (29) que a reunião emergencial entre a empresa e o poder concedente municipal teve o objetivo de buscar soluções que garantam o equilíbrio econômico-financeiro da prestação do serviço de transporte coletivo de passageiros nas linhas municipais de Arraial do Cabo.  Informou ainda que foi agendada uma nova reunião prevista para o início do mês de janeiro de 2023 e que, “neste período a empresa continuará prestando o serviço normalmente”. Já a Prefeitura informou outro prazo ao jornal: “na reunião, ficou acordado que o serviço será mantido até que haja novo processo licitatório para contratação de transporte que atenda Monte Alto, Figueira e bairros adjacentes”.

Em nota, a Salineira explicou que o auxílio emergencial do Governo Federal, cujos repasses não estariam sendo feitos à empresa, foi criado pela Emenda Constitucional 123/2022 para socorrer as empresas operadoras do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros, “entretanto, a medida não é suficiente para reequilibrar o sistema de transporte que enfrenta uma grave crise financeira há alguns anos na operação das linhas 340 e 341”. 

A reunião emergencial aconteceu no gabinete do prefeito Marcelo Magno, com a presença do Chefe de Gabinete, Bernardo Alcântara; dos Procuradores do município, Milena Alcântara e Daniel Assumpção; e do Diretor Administrativo da Salineira, Gerson Luiz Geraldo, entre outros representantes da empresa.