LIBERDADE DE AMAR

Cabo Frio espera 50 mil pessoas na volta da Parada do Orgulho LGBTQIA+

Município é o único do interior do país a integrar calendário de eventos internacional LGBTQIA+

27 JUN 2022 • POR Cristiane Zotich • 11h04
Última edição presencial do evento reuniu 25 mil pessoas - Divulgação Grupo Iguais

Depois de uma suspensão forçada de dois anos por causa da pandemia, o aniversário de 18 anos da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Cabo Frio, este ano, está confirmada. A festa será realizada na orla da Praia do Forte no dia 4 de setembro, um domingo antes do feriado nacional da Independência, que este ano cai numa quarta-feira. Por isso, a expectativa é de que o evento atraia cerca de 50 mil pessoas, o dobro da última edição presencial, que aconteceu em 2019.

--- Com o avanço da covid suspendemos a edição que seria realizada em 2020, e retornamos, na modalidade digital, com a 16ª Parada, em 2021 - revelou Rodolpho Campbell, presidente do Grupo Iguais, responsável pela realização do evento, que este ano conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, por meio da Superintendência de Políticas Públicas LGBTQIA+, entre outros setores envolvidos.

Campbell contou à Folha que recebeu com grande alegria a notícia do retorno do evento "que melhor representa toda nossa luta por respeito e igualdade". E que a programação, que já contou com artistas nacionais como Lexa, em edições anteriores, terá muita alegria e irreverência. 

--- Contaremos com um elenco formado por DJ's, Drag Queens e artistas das mais diversas áreas, como cantores e bailarinos. Sem contar a participação efetiva da militância LGBTQIA+, que é o coração do evento. Além disso, este ano o tema da parada é "Vote com Orgulho! Defenda sua Cidadania". Tema estratégico para reafirmar a importância da comunidade LGBTQIA+ em votar em pessoas e ideias comprometidas com a cidadania LGBTQIA+, os direitos humanos, o enfrentamento às desigualdades sociais e a defesa e garantia da democracia brasileira --- revelou.

Oficialmente a primeira Parada do Orgulho foi realizada na cidade de São Paulo, em 1997. Entretanto, segundo Rodolpho Campbell, Cabo Frio teve uma das primeiras manifestações em prol do respeito à comunidade LGBTQIA+, através de um bloco carnavalesco, com uma caminhada ainda não denominada "Parada do Orgulho". 

--- Vale ressaltar, que além das paradas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, Cabo Frio é a única cidade do interior do Brasil a fazer parte do calendário de eventos internacionais LGBTQIA+ --- revelou Campbell.