Estado lança programa de reposição florestal para recuperar 200 hectares da Bacia do Rio São João
Iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea será lançada em um evento, em Cabo Frio, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Com o objetivo de recompor, com o plantio de espécies da Mata Atlântica, nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP) de cursos d’água visando proteger e recuperar mananciais, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançam o Pacto pelas Águas na Bacia do Rio São João, nesta sexta-feira (10), em Cabo Frio, na Região dos Lagos. A iniciativa faz parte das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado em 5 de junho.
O projeto prevê ações de reposição florestal em 200 hectares (o equivalente a 200 campos de futebol) da Bacia do Rio São João que compreende os municípios de Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Casimiro de Abreu, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Rio das Ostras (encontram-se parcialmente inseridos na bacia), enquanto que o município de Silva Jardim esta integralmente inserido. Durante o lançamento do Pacto pelas Águas, o presidente do Inea, Philipe Campello, vai assinar o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) com as concessionárias de água e esgoto da região para a execução do projeto de reposição florestal.
Iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e do Inea, o Programa Pacto pelas Águas tem por objetivo promover e apoiar iniciativas que incluam ações de proteção de áreas naturais, restauração florestal, adoção de boas práticas agropecuárias, planejamento e ordenamento do uso e ocupação do solo, e pagamento por serviços ambientais em áreas de mananciais de abastecimento público. Dessa forma, esse programa visa contribuir para o alcance dos objetivos voltados para o atendimento da demanda de água e para a proteção dos recursos hídricos.