CLIMA TENSO

Magdala Furtado: "Só fiquei sabendo do retorno do Zé através de áudios em grupos de WhatsApp"

Prefeito diz à Folha que relação com a vice continua "a mesma de antes" de deixar a Prefeitura para tratamento de saúde

27 ABR 2022 • POR Cristiane Zotich • 17h25
Vice assumiu na sexta-feira (22) e saiu do cargo nesta terça (26) - Divulgação

Foi com surpresa que a vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, disse ter recebido a notícia do repentino retorno do prefeito José Bonifácio aos trabalhos, nesta terça-feira (26). Longe da Prefeitura desde o último dia 8 de abril, quando passou por duas cirurgias (uma para retirada de um nódulo no fígado, e outra para colocação de uma tela na barriga por conta de uma hérnia que surgiu após a retirada de um câncer no pâncreas, em 2019), na última semana Zé anunciou que iria se afastar oficialmente do cargo (com autorização da Câmara) para se dedicar à recuperação da saúde, e sem pressa para voltar. No entanto, ficou fora por apenas mais quatro dias.

Em entrevista ao jornalista Sidnei Marinho, na TV Litoral News, nesta quarta (27), Magdala contou que, embora Zé tivesse anunciado seu afastamento à população ainda na quinta-feira (21), ela só foi oficialmente comunicada na sexta (22) de manhã. E que só ficou sabendo do retorno dele à cidade (e à Prefeitura) através de áudios que estavam circulando em grupos de whatsapp.

– Na sexta de manhã ele me ligou, e avisou que iria ficar afastado. Falou, inclusive, que mesmo que voltasse, iria ficar um pouco em casa pra descansar, que iria me deixar trabalhar um pouco. Foi uma conversa amistosa. Ele se ofereceu para o que eu precisasse, e eu respondi que iria precisar dele, sim. Fiquei feliz pela volta dele, porque se ele voltou é porque está bem de saúde. Mas me surpreendi com esse retorno repentino porque o que ele havia me passado é que iria descansar um pouco, e mesmo que voltasse ficaria um pouco em casa… Mas todo mundo sabe que Zé é uma pessoa que não para. No primeiro dia ele já foi pra rua, andou, caminhou… Mas eu entendi que ele voltaria e ficaria um pouco em casa para descansar, ficar mais resistente. Eu até fiquei sabendo da volta dele, na segunda, mas por um áudio que estava circulando nos grupos, e depois por uma live que ele fez com Marcelinho, de Tamoios. Até então eu não sabia que ele havia voltado. Torço para que ele se restabeleça, mas fiquei surpresa, sim.

Entre o pedido oficial de afastamento de Bonifácio na Câmara, e seu retorno oficial à Prefeitura, foram apenas quatro dias de ausência, com Madgala Furtado ocupando o cargo de prefeita interina. À Folha, Zé informou que após receber alta hospitalar, na última segunda (25), o médico dele, Dr Marcelo Enne, assegurou que o prefeito estava em perfeitas condições para exercer suas atividades como chefe do Executivo municipal. 

– Só recomendou não fazer esforço nem pegar peso. Depois de 18 dias no hospital, com essa afirmação do meu médico, decidi voltar logo, até porque tenho mensagens importantes para encaminhar à Câmara – explicou.

Sem saber que sua passagem pela cadeira de prefeita seria tão curta, Magdala não conseguiu tomar nenhuma ação, a não ser pedir relatórios às secretarias. Mas revelou que tinha alguns planos, inclusive com relação ao Hospital de Tamoios. Fechado para obras em junho de 2020, em plena pandemia, o local continua sem previsão de funcionamento, e agora virou alvo de uma ação judicial da Prefeitura contra a empresa responsável pela reforma feita no governo do ex-prefeito, Adriano Moreno.

– Só sentei na cadeira do prefeito na segunda-feira durante o dia, e na terça por um período mínimo porque ao meio-dia o Zé já estava de volta. Então, é o que eu disse para algumas pessoas: para tomar qualquer decisão, eu precisaria tomar pé do que estava acontecendo na Prefeitura. Na segunda-feira eu pedi um relatório para todas as secretarias pra eu saber o que está acontecendo. Como eu ia tomar alguma decisão sem saber como a Prefeitura estava? E ninguém faz um relatório desses para entregar no mesmo dia. Isso demora, tanto que não cheguei a receber nenhum. Então minha preocupação era não tomar nenhuma decisão que eu me arrependesse depois. Mas, sim, eu tinha algumas questões que queria resolver: se tivesse tempo teria baixado um decreto desobrigando o uso de máscaras porque eu acho que é o desejo da população, até porque estamos com os casos de covid praticamente zerados. Também queria muito entender a questão do Hospital de Tamoios. É algo de uma relevância imensa para a população. A gente sofre muito com aquele prédio fechado. Até por isso pedi os relatórios aos secretários, porque queria entender o que estava acontecendo, o que eu podia fazer de imediato, mas não deu tempo.

Sobre o curto período que Magdala ficou à frente da Prefeitura, Zé apenas minimizou: “Fora de Cabo Frio por 18 dias, não tenho como fazer essa avaliação, mas ficar longe da cidade esses dias, me deu mais disposição para trabalhar pelo nosso povo”. Mas, para quem estava de perto, e mais atento, foram quatro dias de muitas expectativas e especulações, principalmente sobre uma possível troca de alguns secretários que não teriam ligação com o grupo político da vice-prefeita. 

– A escolha de todos os secretários partiu diretamente do Zé. Não teve participação minha em nada, até porque ele é o prefeito, ele é quem toma as decisões. Eu só entrei para substituí-lo interinamente. Acho, até, que seria algo muito mesquinho eu entrar na Prefeitura, e por um problema que eu tenha com um ou dois secretários, eu ir lá e exonerá-los. Não é meu feitio. Então, eu não tomaria essa atitude. Inclusive muitas pessoas me pediram para exonerar Allan (Nascimento, secretário de Obras), Katiuscia (Brito, secretária de Turismo), Betinho (secretário de Governo), mas acho que algumas atitudes a gente tem que tomar por nós mesmos, pelo nosso caráter, pela nossa índole. Se eu fosse prefeita em definitivo, aí seria diferente. Mas também não faria isso num primeiro momento – revelou.

Primeira mulher de Tamoios eleita como vice, e a ocupar o cargo de prefeita, Magdala revelou que a experiência “foi triste pelo motivo, mas também foi um orgulho para nós, tamoienses”. Na ocasião, ela aproveitou para abrir o jogo sobre sua atual relação com o prefeito José Bonifácio, que à Folha disse que “continua da mesma forma que era antes dela assumir”.

– Eu vi uma entrevista do Zé, um dia, falando que eu quem me afastei da Prefeitura, eu quem preferi assim. Não. Em momento algum eu preferi isso, senão não teria vindo como candidata à vice-prefeita ao lado dele. Se eu quisesse ficar em Tamoios tomando conta da minha empresa, eu jamais teria entrado para a política. Então, não teve nada disso. Isso é uma inverdade. Eu me afastei porque entendi que eu não tinha espaço na Prefeitura. Eu resolvi ir pra Tamoios e tentar fazer algo por lá, por nós mesmos, porque sempre tive uma boa relação com os comerciantes, e tudo a gente sempre conseguiu por nós. Então achei que seria mais útil em Tamoios do que aqui, em Cabo Frio – revelou a vice-prefeita.

Magdala também contou que teve algumas tentativas de reaproximação, mas todas sem sucesso.

– Em pouco mais de um ano eu e o Zé conversamos algumas poucas vezes. Mas acho que não tem a necessidade d’eu ficar chamando o Zé uma, duas, três, quatro, dez vezes. Você fala pra mim “Magdala, é isso, isso e isso”. Nós somos adultos, temos maturidade. Falei uma, duas, três, e pronto, não falo mais. Não tem a necessidade de toda hora eu ficar falando “olha, não era assim?”. Então achei que eu seria mais útil em Tamoios.

Enquanto não acerta os ponteiros com a vice-prefeita, Bonifácio disse que daqui pra frente estará sendo acompanhado pelo oncologista, Dr Jessé Lopes da Silva. E lamentou apenas o fato de que só poderá voltar a pedalar sua bicicletinha daqui a três meses.