Uerj diz que abertura do Hospital Universitário de Cabo Frio está prevista para semana que vem
Instituição afirma que local onde funcionava antigo Hospital Unilagos está com instalações prontas; equipes passam por treinamento
Depois de muita expectativa, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) deve abrir o Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, em Cabo Frio, na semana que vem. Segundo a instituição estadual de ensino superior, as instalações onde funcionava o antigo Hospital Unilagos já estão prontas e suas equipes profissionais passarão esta semana em atividades de treinamento. A inauguração está prevista para ocorrer a partir da próxima segunda-feira (11), com a presença do governador Cláudio Castro, mas a data exata será divulgada nos próximos dias.
O Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro funcionará com cerca de 50 leitos, priorizando tanto o atendimento à Covid-19 para a população da Região dos Lagos, quanto o tratamento das sequelas causadas pela doença. O hospital estava fechado desde dezembro de 2020. Uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro possibilitou a reabertura do estabelecimento. No fim de março, o governador veio a Cabo Frio e chegou a dizer que a unidade estaria reaberta em poucos dias, mas trâmites burocráticos travaram a intenção, provocando o adiamento da data.
Para marcar a transferência da rede privada para a pública, o novo hospital presta homenagem ao médico sanitarista e ex-reitor Hesio Cordeiro, professor do Instituto de Medicina Social da Uerj (que leva seu nome) e um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS).