Vacinação não alcança a meta em algumas cidades da região
Municípios prolongam prazo até acabar o estoque
Sem atingir a meta de 80% de vacinação contra gripe determinada pelo Ministério da Saúde – que autorizou a prorrogação da imunização até a última sexta-feira – alguns municípios da Região dos Lagos criam alternativas para vacinar o maior número possível de pessoas que compõem o público-alvo. As cidades divulgaram o balanço da vacinação e as novas estratégias para ampliar a vacinação. Em Arraial do Cabo, por exemplo, somente 64,62% receberam a dose. No entanto, a vacinação se encerrará somente após a aplicação de 2.400 das doses que ainda restam em estoque.
Em Cabo Frio, do total das 44 mil pessoas que compõem o público-alvo, 65% foram imunizadas, das quais estão crianças (47%), trabalhadores do serviço público e privado da Saúde (68%), gestantes (50%), idosos (72%) e mulheres que deram à luz em 45 dias (86%). O município também irá encerrar a campanha somente quando terminar o medicamento.
São Pedro da Aldeia apresentou um dos menores índices da Região dos Lagos: 51% do público-alvo, o que resultou em 9.133 doses aplicadas. De acordo com a Subsecretária de Atenção Básica, Sonia Marques, a campanha de vacinação também continuará até quando terminarem as doses de vacina. A subsecretária orienta ao morador para ir até a unidade de saúde mais próxima de sua residência a fim de realizar a imunização. No caso de o estoque já houver terminado, o interessado deve se dirigir ao Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (PAISMCA), que funciona no centro da cidade. Do total de pessoas vacinadas, 2254 foram crianças; 390, gestantes; 108, mulheres que se submeteram a parto no período de 45 dias; 691 profissionais da Saúde e 5.686 são idosos.