Corpus Christi em dois tons
Arraial tem grande expectativa; Cabo Frio tem nível baixo de reservas
Hotéis e pousadas da Região dos Lagos estão se preparando para o feriado de Corpus Christi, que acontece no dia 4 de junho, próxima quinta-feira. Apesar da proximidade de apenas 13 quilômetros dos municípios, Cabo Frio e Arraial do Cabo se encontram em momentos distintos no turismo. A mudança de postura dos brasileiros nos gastos extras, por conta da delicada situação econômica no Brasil, parece não ter chegado à cidade cabista, que tem previsão de grande movimento para o feriado.
Para Marco Simas, secretário de Turismo de Arraial, o preparo e investimento da cidade para a captação de turistas, não só do Estado do Rio de Janeiro, mas de fora do país, é fundamental. O principal diferencial no sucesso da indústria do turismo tem sido a grande divulgação do município nos núcleos de interesse.
– Temos feito uma grande divulgação, principalmente na Argentina, Chile e Peru. O aumento da movimentação na cidade mostra como isto é importante. Muitos turistas que chegam aqui aparecem com o folheto, que contém o mapa da região e os pontos turísticos, expostos nas cidades deles – aponta.
Segundo ele, o resultado desse investimento é visto na previsão de quase 80% da ocupação dos hotéis e pousadas durante o feriado. Apesar da cidade oferecer um número maior dos meios de hospedagem [que já passa de 90], a taxa de ocupação, que poderia ser menor por se ter mais opções, continua crescendo.
– Temos ótimas expectativas para o feriado. Nos últimos feriados tivemos uma ocupação melhor referente a outros municípios. Vamos conseguir uma média de ocupação superior a 60%.
Enquanto Arraial do Cabo desfruta de um bom planejamento e uma excelente previsão, Cabo Frio mostra não ter expectativa para atingir a média de ocupação nesta época do ano, que está em torno dos 60%. Segundo Carlos Cunha, presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Cabo Frio, o movimento parece estar menor em todos os feriados deste ano.
– Historicamente nunca registramos um movimento que tenha superado 60% de ocupação dos hotéis e pousadas neste feriado, mas, este ano, ainda não atingimos nem 50%. O período sempre foi fraco por causa do tempo, mesmo assim está mais fraco que os demais. Isso está acontecendo desde o Carnaval e Semana Santa, que já foi abaixo da expectativa – diz.
Entretanto, Cabo Frio começa a dar os primeiros passos para mudar a atual situação do setor turístico no município. Próximo de completar um mês como secretário de Turismo, Dirlei Pereira faz planos para inserir o trading cabofriense no cenário internacional. Para ele, a presença da cidade no 32º Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), que reúne jornalistas de outros estados especializados na área, é de grande importância.
– Esperamos que o feriado tradicional [Corpus Christi] seja um grande atrativo para os turistas. Terça-feira consegui introduzir Cabo Frio na agenda da Abrajet. O encontro está marcado para hoje, no Hotel La Plage, às 9h30m, e conta com a presença de 120 jornalistas. Vamos fazer um tour pela cidade e mostrar os principais pontos turísticos. Queremos vender as nossas belezas naturais e trazer o turista de qualidade e de bom poder aquisitivo – afirma Dirlei.