Faetec volta atrás e dá continuidade aos cursos promovidos no CVT, em São Pedro
Após manifestação divulgada no site da Folha, alunos conseguem manter convênio dos professores
Após manifestação de estudantes de cursos do Centro de Vocação Tecnológica (CVT), ligado à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em São Pedro, publicada no site da Folha na última quinta-feira (7), o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, anunciou que os profissionais que teriam seu vínculo encerrado no dia 28 cumprirão seus contratos até o fim do convênio.
Segundo Gustavo Tutuca, a partir de um entendimento com a Procuradoria Geral do Estado, foi possível manter os professores em sala de aula. O protesto aconteceu por causa da divulgação da demissão de cerca de 90% dos professores e funcionários contratados que atuam no centro devido a uma determinação da Justiça. Os docentes não são funcionários efetivos e atuavam por meio de contrato temporário.
– Sendo assim, professores e alunos podem ficar tranquilos, pois os cursos, tão importantes para qualificar a mão de obra em nosso estado serão mantidos. Sabemos que há um clima de insegurança entre estudantes e profissionais e, por isso, aproveito para pedir que a notícia seja compartilhada – disse Gustavo Tutuca.
De acordo com a aluna Mariana Lobo, uma das coordenadoras da manifestação, se a medida fosse concretizada, alguns cursos, que são divididos em até cinco períodos, como o de línguas (inglês e espanhol), seriam interrompidos antes da conclusão – e a previsão de retorno seria de cerca de um ano.