pezao

Pezão lança programa de parcerias público-privadas (PPPs)

Saneamento, mobilidade e banda larga são as prioridades para este ano

4 MAI 2015 • POR • 20h27

O governador Luiz Fernando Pezão lançou, nesta segunda-feira (4/5), um programa de parcerias público-privadas (PPPs). As áreas de saneamento, mobilidade e tecnologia foram eleitas prioritárias para este ano.  O início dos estudos técnicos que balizarão as PPPs de saneamento para a Baixada Fluminense e Itaboraí e São Gonçalo, será autorizado em breve. 

– As parcerias com o setor privado possibilitarão um salto sem precedentes no desenvolvimento do estado. A PPP permite que compromissos de longo prazo sejam efetivamente entregues independentemente da mudança de governos. Se quisermos dar celeridade à melhoria dos serviços, precisamos, sim, do concurso da iniciativa privada. Temos excelentes oportunidades aqui no Rio de Janeiro e cabe ao governo construir esse novo tempo. As obras de saneamento são fundamentais para o processo de despoluição da Baía de Guanabara. Sem falar na geração de empregos por pelo menos cinco anos – afirmou Pezão. 

A autorização para o estudo da modelagem é um passo efetivo para permitir o posterior lançamento dos editais públicos das duas PPPs de saneamento. Ambas as obras são fundamentais para equacionar gradual e definitivamente a despoluição da Baía de Guanabara. Cerca de cinco milhões de pessoas que vivem na Baixada Fluminense, Itaboraí e São Gonçalo serão beneficiadas – o que representa um terço da população do estado.

 - É importante sinalizar diretrizes claras para o mercado para que sejamos bem sucedidos. Alinhamos as competências de cada área do governo para dar absoluta transparência a todas as ações até a escolha final de cada operador para prover um novo padrão de serviços à população – destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Marco Capute. 

Também participaram da reunião de lançamento do programa os secretários Leonardo Espíndola (Casa Civil), Júlio Bueno (Fazenda), Cláudia Uchôa (Planejamento e Gestão), André Corrêa (Ambiente), e Obras, José Iran Peixoto, além do presidente da AgeRio, Domingos Vargas, e o diretor-executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro.

 Conheça os projetos: 

SANEAMENTO  – Visa à universalização do saneamento da Baixada Fluminense e do Leste do Estado (municípios de Itaboraí e São Gonçalo). Indiretamente o projeto conduzirá ainda à total despoluição da Baía da Guanabara, beneficiando, assim, o contingente populacional de toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, ou seja, 12 milhões de pessoas. 

MOBILIDADE URBANA  - Um projeto é a extensão da Linha 2 do Metrô, ligando o Estácio à Praça XV. O segundo é a ligação expressa no eixo Niterói-São Gonçalo.

 FRONTEIRA TECNOLÓGICA - Melhorar o padrão de serviços públicos nas áreas de saúde, educação e atendimento básico ao cidadão por meio de um conjunto de investimentos em infraestrutura de transporte de dados.  Este é o projeto Rio Digital, que visa a definir a melhor tecnologia e os investimentos necessários para que o Estado seja mais eficiente e presente no dia a dia do cidadão. Também visa a acelerar o acesso do próprio estado às redes, com a implementação de uma internet de altíssima velocidade, instalação de novos backbones com vistas a mudar o provimento de serviços públicos no cotidiano das cidades fluminenses.