preguiça

Preguiça é resgatada em Búzios

Animal, que está ameaçado de extinção, estava próximo a um fio de alta tensão

23 DEZ 2014 • POR • 12h25
Espécie ameaçada de extinção, um preguiça-de-coleira foi resgatado da morte iminente em Armação dos Búzios por um guarda ambiental que estava de férias. O episódio aconteceu na Praia das Caravelas, no início do fim de semana, e mobilizou um punhado de moradores da região. O resgate foi bem sucedido e o simpático bichinho foi devolvido ao Parque Estadual da Costa do Sol.
O guarda Leonardo Sandres conta que decidiu agir quando viu a preguiça se embrenhando em fios de alta tensão enquanto transitava por uma árvore. Ele resolveu, então, envergar o galho para que o bicho ficasse cada vez mais longe da fiação, e esperar ajuda para remover o peludo, que pesa cerca de 6,5 kg – apesar de animais da mesma espécia pesarem cerca de 9 kg. 
No entanto, a ajuda demorou mais que o esperado para chegar e Leonardo passou a enfrentar uma jornada de resistência para manter a árvore envergada enquanto o bichinho poupava esforços preguiçosamente. “Nunca demorou tanto para passar um carro”, brincou o guarda ambiental.
Mas o esforço valeu a pena já que a ajuda chegou e o animal foi resgatado com sucesso. Leonardo contou com o auxílio do hóspede de um hotel das proximidades e da própria família para remover cuidadosamente o bichinho, que tem grandes unhas afiadas e poderia causar algum acidente.
– Fui ajudado por um rapaz que estava hospedado aqui por perto, o André, minha esposa e a filha do chefe dela. Quando eles finalmente chegaram eu já estava verde por causa do esforço de ficar segurando a árvore. Pensei em quebrá-la, mas peso 55 kg e não conseguiria (risos) – relatou o guarda.