Operação dá golpe de R$10 mil ao tráfico
Após permanência de França, PM e Civil apertam cerco ao crime
Relaxar ou deitar nos louros do sucesso, nem pensar. Cinco dias após ter sua permanência no comando do 25º Batalhão da Polícia Militar confirmada, o tenente-coronel Ruy França dá mostras da razão pela qual motivou um clamor público pela sua continuação à frente do quartel de Cabo Frio.
Após uma denúncia anônima, durante todo o dia de quarta-feira (3), França comandou mais uma operação conjunta de combate ao tráfico de drogas na cidade, em conjunto com agentes da Polícia Civil, liderados pela delegada titular da 126ª DP (Cabo Frio), Flávia Monteiro, no Jacaré, pela manhã, e no Beco do Rato, à tarde. Não houve prisões, mas estima-se que o saldo de apreensões tenha dado um prejuízo de mais de R$ 10 mil à quadrilha que comanda o comércio de entorpecentes na Estradinha: 568 tabletes de maconha, 60 sacolés de cocaína, 73 cápsulas da mesma droga e 16 pedras de crack.
Durante as buscas, que contaram com 40 policiais e o apoio de animais do Batalhão de Ações com Cães (BAC), foram encontrados também um revólver calibre 22; um coldre; um rádio transmissor; uma lata de solvente; um rojão, usado para avisar os criminosos da presença da polícia e um facão, de uso restrito do Exército. Mais cedo, a inspeção foi feita no Morro do Telégrafo, local considerado de difícil acesso, onde foram encontrados apenas alguns vasilhames e produtos de suplementação esportiva.
Para Ruy França, a mobilização popular foi determinante para sua permanência no comando do batalhão mas, para ele, o fato aumenta a sua responsabilidade e a de seus comandados a partir de agora.
– Continuaremos intensificando o trabalho das nossas equipes, pois a população ao fazer todo esse movimento acredita que o trabalho seguirá conforme ela espera. Nossa responsabilidade aumentou muito mais. Não podemos decepcionar as pessoas que manifestaram apoio ao nosso trabalho. Continuaremos a trabalhar intensamente como se hoje fosse o nosso primeiro dia no batalhão. Não vamos dar sossego aos bandidos – prometeu.
Com a proximidade das férias e do período de festas de fim de ano, a expectativa é que o serviço em Cabo Frio, destino preferencial de muitos turistas, e nas cidades vizinhas aumente bastante. Para dar conta, o comandante anunciou que já conta com o reforço temporário de 100 homens vindos de outros batalhões do estado. Segundo ele, o planejamento para o período está sendo fechado e outro contingente, da mesma quantidade, deverá chegar em breve para atuar até o fim do verão, em março.
Por sua vez, respondendo pela ponta investigativa das ações de combate ao crime na cidade, a delegada Flávia Monteiro celebrou a continuidade da gestão de Ruy França no comando do batalhão de Cabo Frio, bem como da política de integração das forças de segurança. Para ela, a maior beneficiada será a população.
– Na verdade, o reconhecimento da população e da secretaria de Segurança Pública serve de mais estímulo para aumentar o trabalho de integração e de inteligência que traz resultados mais eficientes. A PM obtém as informações e a Civil materializa essas informações e consegue os mandados de prisão e de busca e apreensão na Justiça – disse.