ALERTA LIGADO

Fragmentos de óleo chegam ao litoral do Rio de Janeiro

Em torno de 300 gramas do material foram encontrados na Praia de Grussaí, em São João da Barra

23 NOV 2019 • POR Da Agência Brasil • 15h45

Em nota divulgada neste sábado (23), o (GAA) Grupo de Acompanhamento e Avaliação, formado pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis confirmou que na sexta-feira (22), cerca de 300 gramas de pequenos fragmentos de óleo foram detectados e removidos na Praia de Grussaí, em São João da Barra-RJ.

Segundo o comunicado, o material foi analisado pelo Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e constatado como compatível com o óleo encontrado no litoral da região Nordeste e Espírito Santo.

Um grupamento de militares da Marinha já está no local efetuando monitoramento e limpeza. Servidores do Ibama se juntaram-se à equipe neste sábado. De acordo com o Inea, apenas os pequenos vestígios foram encontrados e não foram identificados outros pontos de chegada do óleo.

Nas últimas semanas, o Inea e os municípios da Região dos Lagos anunciaram que possuem planos de contingência para o caso da chegada das manchas ao litoral fluminense.