Um veleiro de bandeira inglesa está completamente encalhado há dois dias na Praia do Peró, em Cabo Frio. De acordo com o coordenador geral da Guarda Marítima de Cabo Frio, Sergio Guedes, a possibilidade de vazamento de óleo é pequena e, por enquanto, há poucos riscos de dano ao meio ambiente. Guedes acredita que o fato pode ter ocorrido devido à falta de experiência do condutor da embarcação, que por não conhecer a área, a maré baixa pode ter provocado o encalhe.
- Tentamos resgatar a embarcação, fazer com que ela flutuasse, mas não obtivemos sucesso. A embarcação estava completamente abandonada. O perigo é de a maré encher e se aproximar muito da faixa de areia da praia – alertou Guedes.
O coordenador disse que a Capitania dos Portos já foi comunicada, no entanto, a obrigação de retirar o veleiro do local é do proprietário.
- Não há interesse que este monumento fique encravado num dos cartões postais mais bonitos da cidade. Parece que o proprietário conhece alguns moradores da região e assim ficará mais fácil de identificar. Temos que garantir a segurança do mar e exigir do proprietário que a embarcação seja retirada para que seja preservado nosso patrimônio natural, que agora se encontra comprometido – disse
O coordenador ressaltou ainda o perigo iminente que poderá provocar dano ao ambiente, caso o veleiro permaneça por mais dias no local. Segundo ele, como a praia é muito freqüentada, principalmente neste período de alta temporada, pode haver perigo aos banhistas:
- Vamos manter prontidão na praia para assegurar segurança dos freqüentadores, tantos os moradores quanto os turistas.