Fim da disputa judicial: o prédio da antiga Ferlagos, em Cabo Frio, agora pertence 100% à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). A notícia, divulgada na edição impressa da Folha deste fim de semana, foi confirmada pela pró-reitoria de graduação. Em nota, eles anunciaram a extinção definitiva da Ferlagos por decisão judicial, afirmando que “o patrimônio antes administrado pela fundação foi oficialmente transferido para a Uerj”.
Aguardada desde outubro de 2021, quando houve a inauguração do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, no Jardim Flamboyant, em Cabo Frio, a instalação de um campus da universidade na cidade se transformou em uma novela com vários capítulos. Até fevereiro de 2023, por exemplo, a instituição não tinha nenhum prédio para se instalar na cidade. Na época, no entanto, já cogitava ocupar a antiga Ferlagos. Então secretário estadual de Ciência e Tecnologia, o atual prefeito eleito de Cabo Frio, dr Serginho, havia informado à Folha que a desapropriação do prédio da Ferlagos estava em curso, mas havia “uma resistência por parte de quem o administra, por questões financeiras”.
Um mês depois a Uerj conseguiu posse parcial do prédio através de uma decisão da 27ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Em conversa exclusiva com a equipe da Folha, os advogados da Ferlagos anunciaram, na época, que buscavam a anulação do decreto estadual nº 47.886, de 21 de dezembro de 2021, no qual o governador Cláudio Castro declarou o imóvel de utilidade pública para fins de desapropriação, com objetivo de instalar um polo avançado da Uerj em Cabo Frio. Mas não obtiveram sucesso.
Na decisão, a desembargadora Lúcia Helena do Passo determinou que Ferlagos e Uerj compartilhassem as instalações pelo período de até 18 meses, tempo suficiente para que os alunos da faculdade cabo-friense se formassem. Depois desse tempo, a Uerj passaria a ter posse plena e total do prédio. O prazo terminou em setembro deste ano, mas a extinção definitiva da Ferlagos teria sido concluída somente no final de outubro.
Com o fim da novela, a pró-reitoria da Uerj anunciou que a decisão permite que a universidade inicie as reformas necessárias no prédio, ampliando o número de salas de aula e criando novos laboratórios. O objetivo, segundo o comunicado, é garantir mais conforto para estudantes e servidores.
Atualmente, o campus da Uerj em Cabo Frio abriga cursos de Geografia, Ciências Ambientais e Medicina. Com a posse definitiva, o objetivo é consolidar e expandir as instalações, beneficiando diretamente a comunidade acadêmica e regional.