Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que deverá ser publicada no Diário Oficial da União até o fim desta semana, proíbe médicos de publicar na internet “selfies” (autorretratos) com pacientes. A medida faz parte de um pacote que cria regras mais rígidas para evitar a autopromoção de médicos.
Pelas novas regras, os médicos ficam impedidos de participar de anúncios comerciais, mesmo que não sejam de produtos de saúde, como alimentos e artigos de higiene e limpeza.
A partir da nova norma, os médicos estão proibidos também de divulgar autorretratos, imagens ou arquivos de áudio que caracterizem sensacionalismo, autopromoção ou concorrência desleal. Esta vedação é consequência de queixas ao Conselho. Há casos de médicos que já postaram em seus perfis fotos de procedimentos cirúrgicos que expunham os próprios pacientes. As
“selfies” foram vetadas também após a constatação de que um grande número de médicos estava postando fotos de pacientes em redes sociais sem seu consentimento.
A nova resolução impede ainda que os profissionais de divulguem endereço e telefone de consultórios e clínicas em todas as redes sociais e aplicativos de conversas on-line. Também é vedada a divulgação de imagens de pacientes para promover o sucesso de uma intervenção médica, por exemplo, os chamados “antes e depois”. Outra regra diz que os médicos também não poderão consultar ou prescrever medicamentos à distância.
Os médicos que desrespeitarem a norma podem ser submetidos a investigações que acarretar desde advertência até suspensão da licença para trabalhar.
Fonte: O Dia