O município de São Pedro da Aldeia está ganhando um reforço no cinturão coletor de esgoto que blinda a Lagoa de Araruama. A implantação de 230 metros de rede está sendo feita próximo à Unidade Pediátrica de Pronto Atendimento (UPA), na Rodovia Amaral Peixoto, no bairro Balneário São Pedro. A iniciativa faz parte do pacote de investimentos em saneamento que a Prolagos começou neste ano no município aldeense e nas cidades de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios e Iguaba Grande, visando melhorias no esgotamento sanitário e na distribuição de água da região.
Além da rede, também estão sendo feitos mais de 130 metros de linha de bombeamento e uma nova estação elevatória subterrânea, que irá transportar o resíduo até a Estação de Tratamento de Esgoto da cidade. Dessa forma, a contribuição de esgoto no local será interceptada pelo sistema, impedindo que o descarte alcance o corpo lagunar.
– Para promover mais qualidade de vida e proteção para o meio ambiente, estamos ampliando a rede de cilindros de esgoto. Esta ação não só leva melhorias para os moradores da localidade, mas também ajuda a preservar a Lagoa de Araruama, cartão-postal da nossa região que impulsiona a economia, a pesca, o turismo, entre outros setores da sociedade - explica Marcos Vinícius Araújo, gerente de Engenharia da Prolagos.
Desde o início dos anos 2000, a concessionária construiu 38 km de rede de cinturão coletor de esgoto nos municípios em que atende. Para complementar a blindagem, a Prolagos iniciou, em 2022, a construção de 26 km de rede, que já foi implantada no bairro Campo Redondo, próximo ao condomínio Olga Zacarias, em São Pedro da Aldeia; em frente ao Mercado Municipal do Peixe, no Porto do Carro e no Canal Palmer, em Cabo Frio; na Praia dos Ubás, em Iguaba Grande; e na Vila Industrial, em Arraial do Cabo.
Em complemento à proteção da laguna, ainda serão iniciadas obras do cinturão no Recanto das Dunas, Vila do Sol e Perynas, em Cabo Frio, e na Nova São Pedro e Canal do Mossoró, em São Pedro da Aldeia. Elas estão previstas para acontecer ainda neste ano. Para o próximo, serão realizadas no Rio Salgado, em Iguaba Grande, e no Canal da Marinha, em São Pedro da Aldeia.
Os investimentos realizados já resultaram em melhoria da qualidade ambiental em alguns pontos da Lagoa de Araruama, como em São Pedro e Iguaba Grande que ano passado conquistaram o importante selo ambiental e internacional da Bandeira Azul nas praias lagunares de Pedras de Sapiatiba e dos Ubás, respectivamente. Neste ano, elas concorrem novamente à renovação do selo, junto com a Praia do Caiçara, em Arraial do Cabo. Outro ponto positivo, segundo a Universidade Veiga de Almeida, que desde 2021 monitora a evolução da Lagoa de Araruama, é que já foi registrado um aumento de 26% na produção de pescado entre 2022 e 2023, passando de 263 toneladas para 332 toneladas.