Neste sábado (14) o Projeto Albatroz vai promover um mutirão de limpeza nas margens da Lagoa de Araruama, em Cabo Frio. A ação acontecerá das 9h às 13h, no Centro de Visitação do projeto (Avenida Wilson Mendes, s/n, Porto do Carro, Cabo Frio), como parte do movimento global World Cleanup Day, que acontece há mais de 25 anos. O objetivo é combater a poluição causada por resíduos sólidos em praias e oceanos. Para isso, voluntários e parceiros, como o Mar Sem Lixo, Universidade Veiga de Almeida, Projeto Imersão, Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Ohana Loa Va’a Clube, Tubarões do Forte e Coletivo Jovem Albatroz, vão ajudar a recolher os materiais encontrados, reforçando a importância da preservação ambiental e da conscientização da comunidade local.
Todos os resíduos retirados das margens da Lagoa de Araruama serão encaminhados para o Projeto Imersão, da Universidade Veiga de Almeida, que realizará triagem e identificação dos materiais. Posteriormente, serão descartados com os resíduos da universidade. A atividade faz parte da programação nacional do Movimento Pororoca, criado pela Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano.
O Projeto Albatroz é desenvolvido e mantido pelo Instituto Albatroz (que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP) em parceria com o Poder Público, empresas pesqueiras e pescadores, e patrocínio da Petrobras. O objetivo do trabalho é a conservação de aves oceânicas. Para isso, a principal linha de ação é o desenvolvimento de pesquisas para subsidiar políticas públicas e a promoção de ações de educação ambiental junto aos pescadores e às escolas. Além de Cabo Frio, o projeto também possui base nas cidades de Itajaí e Florianópolis (SC), Rio Grande (RS) e Santos (SP), onde em agosto participou de um mutirão de limpeza organizado pelo Instituto Ecosurf. O evento reuniu mais de 160 voluntários, que em pouco mais de uma hora conseguiram coletar mais de 26kg de resíduos plásticos, de metal, tecido, entre outros.