quarta, 18 de setembro de 2024
quarta, 18 de setembro de 2024
Cabo Frio
22°C
Geral

Projeto Albatroz organiza mutirão de limpeza da lagoa neste sábado (14)

Ação vai acontecer no entorno do centro de visitação, no Porto do Carro, em Cabo Frio

14 setembro 2024 - 13h42Por Redação
Projeto Albatroz organiza mutirão de limpeza da lagoa neste sábado (14)

Neste sábado (14) o Projeto Albatroz vai promover um mutirão de limpeza nas margens da Lagoa de Araruama, em Cabo Frio. A ação acontecerá das 9h às 13h, no Centro de Visitação do projeto (Avenida Wilson Mendes, s/n, Porto do Carro, Cabo Frio), como parte do movimento global World Cleanup Day, que acontece há mais de 25 anos. O objetivo é combater a poluição causada por resíduos sólidos em praias e oceanos. Para isso, voluntários e parceiros, como o Mar Sem Lixo, Universidade Veiga de Almeida, Projeto Imersão, Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Ohana Loa Va’a Clube, Tubarões do Forte e Coletivo Jovem Albatroz, vão ajudar a recolher os materiais encontrados, reforçando a importância da preservação ambiental e da conscientização da comunidade local. 

Todos os resíduos retirados das margens da Lagoa de Araruama serão encaminhados para o Projeto Imersão, da Universidade Veiga de Almeida, que realizará triagem e identificação dos materiais. Posteriormente, serão descartados com os resíduos da universidade. A atividade faz parte da programação nacional do Movimento Pororoca, criado pela Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano. 

O Projeto Albatroz é desenvolvido e mantido pelo Instituto Albatroz (que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP) em parceria com o Poder Público, empresas pesqueiras e pescadores, e patrocínio da Petrobras. O objetivo do trabalho é a conservação de aves oceânicas. Para isso, a principal linha de ação é o desenvolvimento de pesquisas para subsidiar políticas públicas e a promoção de ações de educação ambiental junto aos pescadores e às escolas. Além de Cabo Frio, o projeto também possui base nas cidades de Itajaí e Florianópolis (SC), Rio Grande (RS) e Santos (SP), onde em agosto participou de um mutirão de limpeza organizado pelo Instituto Ecosurf. O evento reuniu mais de 160 voluntários, que em pouco mais de uma hora conseguiram coletar mais de 26kg de resíduos plásticos, de metal, tecido, entre outros.