A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, nesta última semana, reacendeu as esperanças dos prefeitos da Região dos Lagos em conquistar novos investimentos. Em Cabo Frio, por exemplo, o Centro de Convenções está entre os projetos que podem sair do papel. Mas o prefeito José Bonifácio também tem expectativa em outras áreas. Esta semana, por exemplo, ele esteve em Brasília participando da cerimônia de posse do novo ministro da Previdência, Carlos Lupi, e já aproveitou para entregar um ofício solicitando que o município seja contemplado no Mutirão de Redução de Filas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que será realizado pela nova gestão do governo federal.
— Cabo Frio tem obras nas áreas da educação e saúde financiadas com recursos federais que estão paralisadas há mais de 6 anos. Um exemplo gritante é o esqueleto de onde seria o Restaurante Popular, no Jardim Esperança — revelou Bonifácio.
Em São Pedro da Aldeia, a expectativa do prefeito Fábio do Pastel é com relação à continuidade do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Fábio contou à Folha que atualmente a cidade possui duas unidades do projeto (E. M. Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense, e a E. M. Professora Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João) que foram muito bem recebidas pela comunidade.
— Também vamos aguardar a publicação de novos editais do governo federal para fazermos inscrição e credenciar o município a novos convênios — revelou.
Em Saquarema, a prefeita Manuela Peres contou à Folha dos Lagos que o município não possui obras suspensas ou paralisadas com o governo federal, mas possui expectativas com relação ao governo Lula.
— Nossa equipe técnica possui diversos projetos que visam o crescimento e o desenvolvimento da cidade. Estamos trabalhando para que Saquarema ofereça diversas políticas públicas, de âmbito municipal, para a nossa população. Esperamos que, em um futuro próximo, o governo federal receba os gestores municipais para discutir melhorias e avanços nas cidades brasileiras — contou.
Em Armação dos Búzios o prefeito Alexandre Martins disse que tem tocado os investimentos com recursos próprios “é necessária celeridade”. Mas lembrou que recursos federais são sempre bons.
— Se vier do governo federal, estaremos sempre abertos para desenvolver um trabalho na cidade. Mas acredito no investimento dos nossos próprios recursos, por ser menos burocrático e mais rápido para realizar — contou.