A Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo dará início na próxima terça-feira (11) a um mutirão de combate a dengue com visitas programadas nos bairros do município. O tema da campanha deste ano será “Arraial contra a Dengue” e se estenderá até o verão. Os agentes irão de casa em casa para orientar a população com as medidas preventivas, como eliminação de possíveis criadouros, fechamento das caixas d’água de forma eficaz e aplicação de larvicida biológico, quando necessário.
De acordo com informações do Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, o biólogo e sanitarista Alberto Favilla Gonçalves, as ações começam pelos seguintes bairros: Prainha (dias 11 e 12); Sítio (dia 13), Vila Industrial (dia 18) e Morro da Boa Vista (dias 19 e 20). Mas, todos os bairros da cidade serão contemplados. As visitas serão divulgadas através da imprensa e de carros de som. Os agentes de endemia estarão uniformizados e identificados através de crachá.
Alberto Favilla Gonçalves explicou que com o aumento das chuvas o acúmulo de água propicia a proliferação de mosquitos. Plantas com água, caixas d’água e cisternas mal fechadas são lugares perfeitos para a reprodução do mosquito transmissor da dengue, que tem hábitos diurnos e sua localização preferencial é sob as mesas e atrás das cortinas e dos armários.
Por orientação do Ministério da Saúde a utilização do carro fumacê está proibida este ano. O Ministério se baseou no fato de que a aplicação se dá através de produtos químicos que eliminam os mosquitos transmissores da dengue, seus predadores naturais e a fauna acompanhante.
- Por esta razão é importante a parceria entre o poder público e a população, a fim de eliminar os focos do vetor transmissor. E a colocação de telas à prova de mosquitos nas janelas, também é uma forma eficaz de prevenção - acrescentou Favilla.
O município de Arraial do Cabo está entre as cidades brasileiras cujo índice de ocorrências de epidemias de dengue é considerado abaixo da média. A informação partiu do Ministério da Saúde após realizar o Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), em outubro deste ano. A pesquisa é considerada um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue, o que possibilita aos gestores locais de saúde anteciparem as ações de prevenção. Dados do Departamento de Vigilância em Saúde de Arraial do Cabo dão conta de que há oito meses não há notificação de pessoas com suspeita de dengue no município.
Dentro das ações propostas pela Secretaria Municipal de Saúde, Arraial do Cabo também participará da mobilização do Ministério da Saúde, no dia 6 de dezembro, quando será realizado o Dia D de mobilização nacional contra a Dengue. Por meio desta ação, o MS convocou os gestores municipais a realizarem uma intensa mobilização da população, além de mutirões de limpeza urbana e atividades para alertar aos profissionais da área o diagnóstico correto da doença. Como cerca de 80% dos criadouros estão no interior e parte externa das residências, o papel de cada família é verificar e eliminar possíveis focos, o que será reforçado nesse dia D. A ação será repetida no dia 7 de fevereiro.