Quem tem imóvel na Região dos Lagos já pode incluir no orçamento o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Dos sete municípios que integram a região, apenas Araruama, Iguaba Grande e Saquarema ainda não haviam divulgado o calendário de pagamento até o fechamento desta edição. Todos os demais oferecem descontos para pagamento da cota única, além de opções de parcelamento do imposto.
Em Arraial do Cabo, a Prefeitura estabeleceu um calendário detalhado para a quitação do IPTU, permitindo diversas opções de pagamento. Os descontos na cota única chegam a 10% (para quem quitar até 7 de fevereiro), 7% (com vencimento em 10 de março) e 5% (para quem optar pelo prazo final em 10 de abril). Também há a possibilidade de parcelamento em até 10 vezes, com vencimento todo dia 10 de cada mês entre fevereiro e novembro.
Em Búzios os contribuintes também terão 10% de desconto na cota única do IPTU, desde que o pagamento seja feito até 31 de janeiro. Já o parcelamento pode ser feito em até 10 vezes, com vencimentos a partir de fevereiro. As guias já estão disponíveis tanto no site oficial da Prefeitura (http://www.buzios.rj.gov.br ) quanto na Secretaria Municipal de Finanças.
Em Cabo Frio, a Prefeitura anunciou correção do imposto para 2025: o reajuste será de 4,06%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – Especial (IPCA-E). A base de cálculo foi ajustada gradativamente, de 2% a 10%, de acordo com o aumento do valor do imóvel. O desconto de 10% para cota única será válido até 31 de janeiro, e o parcelamento pode ser realizado em até 11 vezes, com vencimentos a partir de fevereiro. O contribuinte já pode retirar as guias presencialmente na sede da Secretaria de Fazenda. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária ou casas lotéricas até o vencimento.
Para 2025 a Prefeitura de São Pedro da Aldeia anunciou que os contribuintes poderão parcelar o tributo em até 10 vezes, mas quem optar pela cota única, com pagamento até 28 de fevereiro, terá 10% de desconto. As guias podem ser solicitadas pelo WhatsApp (22 99776-0633) ou e-mail da Secretaria Municipal de Fazenda ([email protected]).