O Ministério Público Federal (MPF) está investigando denúncia de que apenas casos graves com suspeita do Covid-19 estariam sendo atendidos no Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé, em Armação dos Búzios, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o procedimento aberto pelo procurador da República Leandro Mitidieri, relatos apontam que "pessoas com outros quadros graves de saúde tiveram atendimento médico recusado" na unidade hospitalar.
O despacho pede que a Prefeitura esclareça "as providências adotadas para corrigir as ilicitudes ora indicadas e garantir atendimento médico a todos os pacientes graves".
Em resposta ao MPF, o diretor geral do hospital buziano, Fábio Henrique Waknin, alega que a unidade está mantendo os atendimentos dentro da normalidade, recebendo pacientes tanto pela porta de entrada como pelos serviços de resgate.
Diz ainda que a sala vermelha (setor de trauma) mantém pacientes que não estão relacionados a casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Segundo a direção, uma área de isolamento respiratório recebe pacientes graves com suspeita ou confirmação do novo coronavírus, enquanto leitos estão disponíveis para casos moderados deste tipo.
Informa também que o segundo andar permanece destinado a internações de pacientes de diversas especialidades.
O MPF analisa a resposta fornecida pela Prefeitura de Búzios e ainda não deliberou pela continuidade ou pelo arquivamento da investigação da denúncia.