“Pretendo deixar para os jovens um legado de que vale a pena lutar e enfrentar os problemas. É preciso acreditar sempre”. A declaração é de José Bonifácio, em entrevista à Folha dos Lagos, ainda quando concorria às últimas eleições majoritárias de Cabo Frio, em 2020.
A frase traduz seu legado de vida. Em 2018, ele havia sido diagnosticado com um tumor no pâncreas. Após 12 sessões de quimioterapia, que o fizeram perder 20 quilos, anunciou que estava curado em dezembro de 2019. Não apenas venceu a primeira batalha contra a doença, mas também uma das mais disputadas eleições da história de Cabo Frio. José Bonifácio Novellino entrou para o seleto grupo de políticos que conseguiram a oportunidade de governar a cidade pela terceira vez. Além do pedetista, apenas os contemporâneos Alair Corrêa e Marquinho Mendes, além de Domingos Ribeiro Bonifácio, nos anos 1940, e Francisco Paranhos, entre os anos 1940 e 1950, conseguiram a façanha, em quase um século.
Em 2021, no entanto, poucos meses após a posse, Bonifácio descobriu a existência de um nódulo no fígado (com cerca de um centímetro). E o mandato foi, também, marcado pela luta do prefeito contra a doença. Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Cabo Frio informou seu falecimento, durante a madrugada. Bonifácio tinha 78 anos. O velório acontece a partir das 9h, no Palácio das Águias, e o sepultamento às 16h no Cemitério Santa Izabel.
LEIA MAIS:
- José Bonifácio: uma trajetória dedicada à vida pública
- O adeus a José Bonifácio nas redes sociais: o luto que une aliados a ex-adversários políticos
- Alair Corrêa sobre Bonifácio: 'O povo perde hoje seu mais honrado político'
Prefeito havia trabalhado mesmo no Hospital
Na sexta-feira (7), o prefeito havia recebido alta no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), onde estava internado desde segunda-feira (3). Mesmo internado, Bonifácio teria cumprido agenda de trabalho. Segundo a comunicação da prefeitura, na quarta-feira (5) ele recebeu a visita do promotor de Justiça André Navega, com quem teria tratado do envio de um projeto de lei para a Câmara Municipal sobre a organização administrativa da Procuradoria-Geral do Município. Recebeu, também, a visita do secretário municipal de Saúde, Janio Mendes, que teria informado ao prefeito sobre a liberação de uma verba de R$ 12 milhões para a reforma do Hospital São José Operário.