Faltando dois meses para abertura oficial da temporada de verão, a Associação de Moradores das Praias de Manguinhos e Rasa (Amanrasa) decidiu cobrar da Prefeitura de Búzios a criação de uma cartilha de eventos. Eles querem que o documento esclareça o que é permitido e o que é proibido em relação a eventos no município, com base em leis e decretos municipais, estaduais e federais. A preocupação é, principalmente, com relação às festas que já estão sendo anunciadas para o réveillon e a alta temporada.
Vários eventos particulares de virada de ano já estão sendo anunciados em Búzios e contam com atrações de peso como Ferrugem, Belo, MC Cabelinho, Filipe Ret, Luan Santana, Ludmilla, Anitta, Dilsinho, L7nnon entre outros, além de DJs. A programação da Prefeitura, no entanto, ainda não foi confirmada.
Além do governo municipal, a Amanrasa também cobra participação dos vereadores buzianos na questão, uma vez que, de acordo com o grupo, a segurança e o bem-estar da comunidade estão em jogo. Ambas as cobranças teriam conquistado apoio do promotor do Ministério Público Estadual, Vinicius Lameira, e já tiveram uma primeira resposta do governo municipal. O procurador do município, Thiago Ferreira, ofereceu como solução complementar a unificação das informações atualmente dispersas em várias leis e decretos em um único documento legislativo. Essa nova lei, quando aprovada, substituiria a cartilha que seria feita de acordo com a legislação vigente.
– É preciso que a cartilha de eventos seja elaborada e disponibilizada o mais rápido possível. O povo de Búzios merece clareza e orientação durante as celebrações. O tempo para a ação é agora - argumenta a presidente da associação, Kiki Lessa.