O feriadão da Proclamação da República deve ser de estradas movimentadas em direção às cidades da Região dos Lagos. E o movimento, desta vez, não deve ser só de mineiros. É que a capital fluminense terá dois feriados extras: na segunda (18) e na terça (19) devido à realização da Cúpula do G20, emendando ainda com o de quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra.
Por conta disso, a Rodoviária Novo Rio, no Rio de Janeiro, espera receber um grande número de passageiros entre os dias 14 e 21 deste mês. A expectativa é que mais de 274 mil pessoas passem pelo terminal, com 9.568 ônibus disponíveis, incluindo 1.506 extras.
O pico de embarques estava previsto para a quinta (14), com 27.144 passageiros partindo do terminal. Entre os destinos mais procurados estão a Costa do Sol (incluindo cidades como Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo), a Costa Verde Imperial (Angra dos Reis e Paraty), o Vale do Café, a região serrana (com destaque para Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis), além dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Já a Ecoponte prevê a circulação de mais de 1 milhão de veículos na Ponte Rio-Niterói entre os feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra. Segundo a concessionária, os dias de maior movimento no sentido Niterói e Região dos Lagos serão quinta-feira (14), com mais de 85 mil veículos esperados, e sábado (16), com previsão de 78 mil veículos. No sentido Rio de Janeiro, o pico de tráfego está previsto para quinta-feira (21/11), quando cerca de 75 mil veículos devem cruzar a ponte.
De olho na segurança viária e no conforto dos clientes da rodovia, a CCR ViaLagos inicia nesta quinta a Operação Especial para o feriado da Proclamação da República. A previsão da concessionária é que 183 mil veículos passem pela via, sendo quinta-feira (14) e sexta-feira (15) os dias de maior fluxo no sentido Costa do Sol, quando deverão passar 31 e 37 mil veículos, respectivamente.