O retorno da Auto Viação São Pedro (empresa que pertence ao grupo Salineira) ao serviço de transporte municipal em São Pedro da Aldeia, no último dia 9, não foi suficiente para tranquilizar a população. Isso porque, desde julho de 2021, a companhia já suspendeu as atividades três vezes, a última delas no último dia 6.
Márcio Rodrigues dos Santos é vendedor numa loja de móveis em Iguaba Grande, mas mora no Porto da Aldeia, em São Pedro. Para trabalhar, ele conta que pega o ônibus da linha Baleia X Base e depois uma van ou ônibus intermunicipal até Iguaba.
– Ela voltou, mas a gente sabe que é questão de tempo até parar de novo. Desde a primeira vez (em que ela suspendeu o serviço), no ano passado, a gente vive um clima de apreensão porque eles alegam que a Prefeitura não está repassando o valor para custear o serviço deles, e a Prefeitura diz que vai dar um jeito, mas não dá. E no fim, quem se ferra é a gente, trabalhador, que não tem carro próprio e depende de ônibus pra trabalhar – desabafa.
A liminar que garantiu o retorno dos serviços da Auto Viação São Pedro na última semana tem validade até o dia 7 de agosto. Mas segundo advogados, o grupo Salineira pode recorrer. E em caso de vitória, o município aldeense voltaria a ficar sem transporte público nas linhas municipais.
A Folha dos Lagos entrou em contato com a Prefeitura para saber se o governo tem algum plano B para evitar novos prejuízos a moradores, estudantes e trabalhadores. Até o fechamento desta edição, não houve resposta.