Cabo Frio ganhou os primeiros espaços com vagas exclusivas para Carregamento de Veículos Elétricos (carros, motos, patinetes e bicicletas). São oito vagas disponíveis nos hotéis da Rede Paradiso (quatro vagas no Paradiso Corporate, no Braga; duas no Paradiso Del Sol, na Passagem; e duas no Paradiso Peró). Os hotéis são os únicos estabelecimentos de hospedagem do Estado do Rio a oferecer o serviço (na capital, shoppings oferecem). Os três empreendimentos são associados ao Cabo Frio Convention & Visitor Bureau, que comemora a iniciativa às vésperas do verão.
O crescimento da frota de veículos elétricos/híbridos vem crescendo no país. Uma reportagem publicada na revista Quatro Rodas em março deste ano aponta que, em 2022, o Brasil somava mais de 120 mil veículos elétricos/híbridos. Em 2015 eram apenas 3 mil – o número cresceu 40 vezes em sete anos. Os dados vêm de um levantamento da NeoCharge. A empresa oferece soluções para recarga de veículos elétricos e compilou dados oficiais da Secretaria Nacional de Trânsito. Entre as cidades que contam com a maior frota estão as principais emissoras de turistas para Cabo Frio, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.
De acordo com o sócio-diretor da Rede Paradiso, Arlysson dos Anjos, são muitos os motivos que incentivaram a rede a fazer o investimento no chamado “Selo Verde”. Além da eficiência da energia fotovoltaica e renovável, já utilizada nos hotéis, o serviço é mais um certificado de que os hotéis da rede trabalham com foco na sustentabilidade. Em todos os ‘motores de reserva’ (como são chamados os sites de busca relativos a viagens como Booking, Decolar...), há um selo que identifica os empreendimentos que trabalham em prol da preservação do meio ambiente, indicando o percentual de sustentabilidade. E muitos clientes optam por este diferencial na hora de escolher onde se hospedar.
“Uma das vantagens dos carros elétricos, além de usarem energia limpa e renovável, é sua autonomia. Os veículos podem rodar entre 280 e 350 km quando estão totalmente carregados. O abastecimento dura em torno de 2 a 3 horas. O serviço, disponível 24 horas, pode ser utilizado tanto pelo turista que está passeando pela nossa região quanto por quem está viajando para outros estados. Ele terá a segurança e a garantia de que em Cabo Frio irá encontrar um ponto de abastecimento”, explica Arlysson.
“Ficamos felizes de dar visibilidade para a cidade e a região por oferecermos um serviço sustentável a partir de nossas ações, como o investimento em energia solar, entre outras iniciativas com esse foco. Essa é a nossa proposta e a nossa aposta”, finaliza o diretor. A cobrança do serviço é por kw/h, sendo que os hóspedes têm cortesia no abastecimento.