quinta, 26 de dezembro de 2024
quinta, 26 de dezembro de 2024
Cabo Frio
27°C
Parklagos1
Park Lagos mobile
CONEXÃO

História de Cabo Frio é tema de aula aberta para estudantes de Medicina na Uerj

Professor Luiz Guilherme Scaldaferri explorou a ocupação, marcos históricos e desafios urbanos em debate com estudantes de Medicina da Uerj Cabo Frio

06 dezembro 2024 - 14h18Por Redação
História de Cabo Frio é tema de aula aberta para estudantes de Medicina na Uerj

O professor e escritor Luiz Guilherme Scaldaferri realizou, nesta quinta (05), uma aula aberta para os alunos do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no campus Cabo Frio. Com o tema “Geografia histórica de Cabo Frio”, o objetivo foi oferecer um panorama geral sobre o processo histórico de formação da cidade, desde sua fundação até os desafios urbanos atuais.

— Muitos desses alunos vêm de fora e não conhecem a realidade de Cabo Frio. Essa aula foi uma oportunidade de inseri-los no contexto histórico e social da cidade — explicou Scaldaferri.

Autor de obras como “História de Cabo Frio contada à minha filha”, “Cabo Frio e a pesca da baleia na ponta de Búzios - séculos XVIII e XIX”, em parceria com Rose Fernandes, “História de Cabo Frio - dos sambaquieiros aos cabo-frienses”, com José Francisco de Moura, e “O primeiro indígena universitário do Brasil - Dr. José Peixoto Ypiranga dos Guaranys (1824 - 1873)”, junto com Marcelo Sant’Ana Lemos (todos pela Sophia Editora), Scaldaferri utilizou trechos desses livros durante a aula, com destaque para o capítulo “Geografia histórica de Cabo Frio” (livro “História de Cabo Frio”), além de outras pesquisas realizadas por ele ao longo de 20 anos. Na aula, o professor também citou artigos científicos e publicações da Sophia Editora para enriquecer o debate.

Durante a apresentação, Luiz Guilherme abordou marcos importantes da formação histórica e geográfica de Cabo Frio, como a transição desde sua fundação, passando pelo bairro da Passagem, o Largo da Matriz, e a igreja histórica. Também foram destacados momentos como o desenvolvimento da economia do sal no século XIX, o fortalecimento do turismo em meados do século XX e as transformações urbanas mais recentes.

— A cidade nasceu voltada para o Canal do Itajuru e só muito recentemente começou a se expandir em direção à Praia do Forte, que hoje concentra as áreas mais valorizadas. Essa ocupação recente teve impacto direto na transformação urbana e nos problemas que enfrentamos atualmente — explicou Scaldaferri.

Além de explorar os marcos históricos, o professor ressaltou a importância de debater a relação entre a ocupação humana e o meio ambiente. Ele destacou, por exemplo, como a economia local foi moldada ao longo dos séculos e alertou sobre a necessidade de políticas locais para enfrentar o aquecimento global.

— Se não tivermos, nas esferas locais, políticas para mitigar os efeitos do aquecimento global, estaremos fadados ao fracasso e ao desaparecimento, enquanto comunidade local, acadêmica e até mesmo enquanto humanidade. É um problema que começa no bairro e se estende para o estado, o país e o planeta como um todo — alertou.

A aula não apenas apresentou aos estudantes de medicina um panorama profundo da história de Cabo Frio, mas também destacou a importância de preservar a identidade histórica e cultural da cidade enquanto se pensa em estratégias para um crescimento urbano mais sustentável.

— Essa relação entre geografia e história mostra como a cidade se desenvolveu e como podemos aprender com o passado para construir um futuro melhor. A comunidade acadêmica e local têm muito a ganhar com reflexões como essa — concluiu Scaldaferri.