A falta de solidariedade na doação de sangue está colocando em risco a vida de três pacientes internados em cidades da Região dos Lagos. No Hospital Santa Izabel, em Cabo Frio, duas pessoas em tratamento contra o câncer aguardam por transfusões. Em Arraial do Cabo, um paciente com falência de medula óssea enfrenta a mesma angústia. Todos eles precisam, com urgência, de sangue tipo O negativo (O-), que se encontra em total escassez no Hemolagos, o único banco de sangue que atende as cidades da região.
Por conta da situação crítica, o órgão lançou um apelo desesperado à população, convocando para doação urgente todas as pessoas que possuem sangue tipo O negativo. Em comunicado enviado à imprensa, o Hemolagos afirma que o estoque para este tipo sanguíneo está completamente vazio, colocando em risco a vida dos três pacientes internados.
Ainda segundo o banco de sangue, o tipo O negativo tem uma característica rara e poderosa: ele é doador universal, podendo ser utilizado em emergências em todas as pessoas, principalmente quando não há tempo para testar a compatibilidade sanguínea.
De acordo com o hemocentro, a doação de sangue é rápida e segura. Para doar, basta comparecer ao Hemolagos de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. O endereço é Rua Barão do Rio Branco, nº 88, no Centro de Cabo Frio (ao lado do Hospital Santa Izabel, próximo à Prefeitura).
Para doar basta ter entre 16 e 69 anos (com autorização para os menores de idade), pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Também é preciso estar descansado; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação; estar alimentado, mas evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.
São impedidos de doar sangue pessoas que estejam com febre acima de 37°C; gripadas ou resfriadas; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que façam uso de alguns tipos de medicamentos; que sejam anêmicas, que tenham passado por cirurgia recente ou extração de dente nos últimos sete dias e que tenham feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses. Existem, ainda, outras condições específicas que podem ser esclarecidas pelo telefone do Hemolagos: (22) 2644-5076.