Mais uma vez a Folha dos Lagos foi a grande vencedora do Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental. Em sua quinta edição, o evento tem como objetivo estimular a produção de conteúdo sobre saneamento básico. Do total de sete categorias, a Folha conquistou o primeiro lugar em três: webjornalismo com Fernanda Carriço, fotojornalismo com Mariana Ricci e jornalismo impresso com Cristiane Zotich. A primeira edição do concurso foi em 2018, e desde lá a Folha dos Lagos já acumula um total de 17 troféus.
Com o trabalho “Reflexos de pureza na Laguna de Araruama”, a fotojornalista Mariana Ricci já acumula quatro troféus, todos pela Folha dos Lagos. O primeiro foi na segunda edição (2019), quando conquistou o segundo lugar. Os outros dois vieram em 2021 (primeiro lugar) e 2022 (segundo lugar).
A jornalista Fernanda Carriço conquistou, este ano, o segundo troféu de primeiro lugar em webjornalismo. Na matéria “Penicos, cacimbas e torneiras: a Região dos Lagos antes do saneamento”, publicada no site da Folha dos Lagos no último dia 31 de outubro, ela retratou os avanços através de antigas histórias e causos de Cabo Frio. O prêmio anterior foi ano passado, quando estreou na premiação, com a reportagem “A lagoa vive: pescador captura perumbeba gigante em São Pedro da Aldeia”.
Já a jornalista Cristiane Zotich estreou este ano no concurso e faturou o primeiro lugar com a reportagem “Praia dos Ubás, um tesouro de Iguaba Grande”, publicada na edição impressa que circulou na semana de 22 a 28 de setembro. A matéria mostrou a recuperação da Lagoa de Araruama (que já foi considerada morta por pescadores e ambientalistas) através de duas certificações internacionais inéditas da Bandeira Azul: a primeira sendo na Praia dos Ubás, em Iguaba Grande.
Segundo o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Freitas, os profissionais de imprensa desempenham papel determinante no relato das transformações ocorridas nas últimas décadas, que se traduzem em uma nova realidade atualmente.
– O legado é tudo o que a gente faz hoje para gerações futuras. Quer dizer a recuperação da Lagoa de Araruama; a Bandeira Azul para duas praias lagunares; a universalização do abastecimento de água; o avanço do esgotamento sanitário na região e tudo isso vem sendo muito bem retratado pelos nossos jornalistas. Esse prêmio hoje é uma coroação para todo esse trabalho incrível que tem sido feito para retratar os avanços na região e esse legado que estamos trabalhando hoje para gerações futuras -, enalteceu.
Confira todas as premiações da Folha dos Lagos ao longo das cinco edições:
2018 - 1º PRÊMIO PROLAGOS DE JORNALISMO AMBIENTAL
1º Lugar fotojornalismo: Thiago Freitas
2º Lugar jornalismo impresso: Rodrigo Cabral
2º Lugar webjornalismo: Rodrigo Cabral
2º Lugar fotojornalismo: Rodrigo Cabral
2019 - 2º PRÊMIO PROLAGOS DE JORNALISMO AMBIENTAL
1º lugar jornalismo impresso: Rodrigo Cabral
2ª lugar jornalismo impresso: Tomás Baggio
2º lugar fotojornalismo: Mariana Ricci
2021 - 3º PRÊMIO PROLAGOS DE JORNALISMO AMBIENTAL
1º Lugar fotojornalismo: Mariana Ricci
2º Lugar jornalismo impresso: Jéssica Borges
2022 - 4º PRÊMIO PROLAGOS DE JORNALISMO AMBIENTAL
1º Lugar fotojornalismo: Téo Arrabal
2º Lugar fotojornalismo: Mariana Ricci
1º Lugar jornalismo impresso: Lorena Brites
2º Lugar jornalismo impresso: Jéssica Borges
1º Lugar webjornalismo: Fernanda Carriço
Saiba mais: https://www.folhadoslagos.com/geral/conheca-o-trabalho-dos-jornalistas-que-venceram-o-4o-premio-prolagos/20092/
2023 - 5º PRÊMIO PROLAGOS DE JORNALISMO AMBIENTAL
1º Lugar webjornalismo: Fernanda Carriço
1º Lugar fotojornalismo: Mariana Ricci
1º Lugar jornalismo impresso: Cristiane Zotich