Nicia Carvalho
‘Conselho’, de Almir Guineto, ‘Ex-amor’, de Martinho da Vila e ‘Não Deixe o Samba Morrer’, da marrom Alcione são alguns dos clássicos do samba de raiz nacional que farão parte do repertório da banda Jean Bessa&Convidados, que se apresenta na Feijoada da Folha, neste sábado, a partir das 12h, no Costa Azul Iate Club. O evento integra as comemorações pelo jubileu de prata da Folha dos Lagos. O grupo, formado por Jean (voz e cavaquinho), Dé Santos (violão) David Martins e Ângelo Oliveira (percussionistas), vai contar ainda com uma canja do músico Jorginho Batuqueiro, pai de Jean.
O amor pelo samba, inclusive, é herança que passou de pai para filho, há pouco mais de vinte anos, quando Jean aprendeu a tocar cavaquinho aos 13 anos. Passados pouco mais de duas décadas, e com uma frutífera carreira na cidade, a apresentação do próximo sábado tem sabor especial, segundo Jean. Após alguns desencontros, por conta de agendas, finalmente uma apresentação que há muito tempo era desejada.
– Quando fui convidado, fiquei feliz da vida. Era desejo antigo fazer uma apresentação desse tipo, mas as agendas não combinavam. Agora é unir o útil ao agradável: um repertório que tem tudo a ver com feijoada e um público que aprecia o estilo – comemorou.
A carreira, ele conta, começou aos 16 com a primeira banda, que praticamente iniciou as apresentações de pagode na Sociedade Musical Santa Helena. Desde então, foram passagens pela escola de samba cabofriense Vermelho e Branco, pelos grupos Curti Samba, Curti Som, Caô e Perfil. Nestes dois últimos com trabalhos de maior visibilidade que contou com apresentação em programas de TV e lançamento de dois CDs. Em atuação mais recente com o grupo Sambatrô, tocou em São Paulo e na Zona Sul do Rio.
*Leia a matéria completa na edição impressa desta quarta (5)