O antigo sonho de Cabo Frio de ter um campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) teve mais um passo dado rumo à sua concretização. O governador Cláudio Castro assinou um decreto que torna de utilidade pública os imóveis da antiga Ferlagos e do atual Hospital Universitário Reitor Hésio Cordeiro, da própria Uerj. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira (20), abre caminho para a desapropriação dos prédios para instalar um Polo Avançado na cidade.
– Estamos dando sequência à política de interiorização da Uerj, que visa estar presente em vários municípios fluminenses, oferecendo ensino público de qualidade com foco na pesquisa, extensão e inovação. Uma das prerrogativas para a criação do novo campus era a obtenção desses imóveis de forma definitiva – afirma o reitor Ricardo Lodi.
No decreto, o governador faz referência à necessidade de oferta pública de ensino, pesquisa, extensão e inovação no Estado do Rio de Janeiro, "para alcançar regiões como a Região dos Lagos, em específico o Município de Cabo Frio, que demandam política pública de inclusão".
Desde a inauguração do hospital em Cabo Frio, que vem funcionando de forma estratégica para acelerar a fila de cirurgias da Secretaria do Estado de Saúde, a Uerj vem demonstrando interesse em ampliar a presença na Região dos Lagos.
– Nossa ideia é implantar a Faculdade de Ciências Médicas, que vai se beneficiar das instalações do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, além dos cursos de Ciências Ambientais e Geografia – declara Lodi.