A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) e Guarda Marítima e Ambiental, auxiliou na manhã deste sábado (22), no exame necroscópico e no enterro de uma baleia jubarte, na Praia do Peró. O animal encalhou na orla na última sexta-feira (21).
A ação foi realizada pela equipe do Instituto BW e o Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMMLagos). O exame permite compreender qual é a causa da morte do animal. A secretária adjunta de Meio Ambiente, Marcella Santana, acompanhou a operação.
A baleia jubarte em questão é um macho, de 13 metros pesando aproximadamente 32 toneladas. As baleias-jubarte realizam extensas migrações anuais entre áreas de alimentação nos pólos, ou seja, em águas frias e ricas em alimento, para áreas de reprodução, e cria de filhotes em águas mais quentes, onde os filhotes ganham peso e tamanho para retornarem aos pólos. A migração ocorre de maio a novembro, com picos em junho, julho e agosto, quando passam bem próximas à costa.
Em Búzios - Uma baleia jubarte, com cerca de 15 a 18 metros de extensão e mais ou menos 40 toneladas, foi rebocada e destinado a alto mar por guarda-vidas e funcionários da secretaria do Ambiente e Urbanismo de Búzios. A operação teve início na manhã de quinta (20), com o isolamento da área pela equipe da Defesa Civil do município.
A jubarte estava presa em uma caverna/gruta. Por isso, a operação foi delicada e arriscada. Foi necessário esperar maré alta para rebocá-la. A área foi isolada. Houve proibição temporária de pelo menos um dia de banho na praia.
A baleia Jubarte foi rebocada no final do dia por uma traineira, com apoio da Colônia de Pesca Z23 de Búzios.