O segundo dia da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Cabo Frio discute reformas, tecnologias, educação e política do Sistema Único de Saúde (SUS). Os debates, que tiveram ontem o primeiro dia de trabalho no Hotel Paradiso Corporate, têm por objetivo traçar planejamento para a saúde pelos próximos quatro anos. O encontro é preparatório para a 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), que acontecerá de 1º a 4 de dezembro, em Brasília, com o tema ‘Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro’.
Assim como no primeiro dia, os temas foram discutidos em formato de grupos de trabalho em que todos os envolvidos, direta ou indiretamente com a saúde, participam. Trabalhadores, usuários, conselheiros e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) debatem as propostas que servirão para nortear as decisões da 15ª CNS.
Para o secretário de Saúde de Cabo Frio, dr. Carlos Ernesto Dornellas, as conferências são oportunidade para planejamento do setor. Há cerca de três meses, ele divide a pasta com o prefeito Alair Corrêa, que abriu a conferência e atualmente acumula a função de interventor da pasta.
– É uma chance de debates entre conselheiros de saúde, representantes da Sociedade Civil Organizada, gestores da saúde pública e usuários do sistema sobre os rumos do SUS – avaliou.
Hoje, haverá continuidade dos debates do grupo de trabalho, que foram divididos em oito eixos temáticos, e apresentação dos relatórios do primeiro e segundo dia de conferência. Os documentos vão apontar um conjunto de diretrizes e propostas de âmbito regional, estadual e nacional.
Haverá também, eleição e apresentação da Comissão Intergestora de Saúde do Trabalhador e do Conselho Municipal. Além de elaborar o relatório final os participantes vão escolher os delegados para a Conferência Estadual que acontece em setembro, no Rio de Janeiro. A previsão é que 2 milhões de pessoas em todo o Brasil participarem da CNS.