A empresa de internet, televisão e telefonia Claro é a campeã de reclamações em junho, em Cabo Frio. Em maio, a empresa também esteve no pódio da insatisfação. A companhia de fornecimento de energia Ampla está em segundo lugar na tabela das empresas que mais geram problema para o consumidor cabofriense.
No entanto, Juliano Almeida, secretário de Defesa do Consumidor, afirma que a grande demanda pelos serviços de tecnologia facilita que empresas deste porte sejam alvos de críticas.
– No geral, o setor de telefonia foi o que mais recebeu queixas, visto que o momento atual é da comunicação e ficar sem tecnologia é quase inviável – afirma Juliano.
Ele alerta que é preciso que o consumidor fique atento, para evitar ser lesado.
– Recomendamos evitar o máximo a compra por impulso, só adquira um produto ou contrate um serviço depois de planejado. Via de regra o grande problema ocorre nas compras de impulso, onde o consumidor é seduzido por uma oferta ou falsa vantagem – explica Juliano.
Apesar disso, caso o consumidor sofra algum dano, algumas recomendações são feitas por Juliano.
– O consumidor deve sempre procurar o seu direito e divulgar o fato, para que outros consumidores também não sejam lesados. Sempre se resguarde guardando todos os documentos possíveis referente a compra ou serviço contratado, pois poderá precisar e, em posse deles, procure o Procon para resguardar e defender os eu direito – finaliza.