O auditório do Colégio Estadual Miguel Couto, em Cabo Frio, foi palco da Semana Estadual de Conscientização dos Sistemas Costeiros e Marinhos, que trouxe um ciclo de palestras com o tema "Conversa sobre o Oceano". O objetivo do evento, que terminou na sexta-feira (28), foi aproximar o público da cultura oceânica, trazendo reflexões sobre a importância do mar no equilíbrio do planeta.
O evento foi realizado pelo GT Bandeira Azul Cabo Frio, Instituto Ceres-Vivências e Saberes, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Costeiros (NEPAC), vinculado ao Colégio Miguel Couto, e foi aberto à participação da comunidade, com presença de estudantes, professores e pesquisadores.
Durante toda a tarde foram realizadas palestras que trouxeram temas como o Programa Bandeira Azul, a cultura oceânica nas escolas, os problemas causados pelos microplásticos e a limpeza das praias. Também foram abordadas questões ambientais e sociais associadas às zonas costeiras e marinhas, como a coleta e parâmetros da qualidade da água e um diálogo sobre as restingas da Região dos Lagos.
Além disso, o evento contou com a instalação do Coast Snap, uma plataforma de ciência cidadã liderada pelo Projeto Mar à Vista, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que permitirá o engajamento social em questões ambientais e sociais associadas às zonas costeiras e marinhas, em uma das praias mais frequentadas da Região dos Lagos.
A Semana Estadual de Conscientização dos Sistemas Costeiros e Marinhos foi uma oportunidade para que a comunidade de Cabo Frio e região se engaja na valorização e conservação dos patrimônios ambientais e culturais, além de refletir sobre a influência do oceano na vida de todos e da influência da população sobre o equilíbrio do planeta.
Segundo os organizadores, a educação ambiental, em especial a educação oceânica, é uma importante ferramenta de compreensão sobre como as ações cotidianas afetam a saúde e a sustentabilidade dos oceanos, e como podemos utilizá-las de forma sustentável para o desenvolvimento sustentável.