domingo, 20 de abril de 2025
domingo, 20 de abril de 2025
Cabo Frio
26°C
Park Lagos
Park Lagos mobile
Geral

Cabo Frio se despede da atriz Maria Clara Lis

02 outubro 2023 - 11h47Por Redação
Cabo Frio se despede da atriz Maria Clara Lis

Faleceu neste fim de semana, aos 52 anos, em um hospital do Rio de Janeiro, a atriz cabo-friense Maria Clara Lis Garcia. Ela estava internada desde o início de setembro com problemas gastrointestinais.

Maria Clara era uma mulher transgênero e havia feito a transição há pouco tempo. Atuante na causa LGBTI+ chegou a ser vice-presidente do Grupo Iguais. Nas redes sociais, a ONG publicou que Maria Clara “sempre foi dona dos espaços que ocupava, dominava a atenção de todes”.

O talento nos palcos, descoberto ainda na adolescência, também foi reverenciado pelo grupo e por outros artistas da cidade, como José Facury, que publicou um poema em homenagem a "César Maria Clara Lis Garcia Valentim".


“Múltiplas formas
Ao descrever-te:
Exímio desenhista
Ao ator das versatilidades
Rato nos detalhes miméticos
No drama ou na comédia
Que seu animal
Transfigurado da técnica
Resolvida por puro talento
Genialidade ao contar 
Prosaicas prosopopéias”


A atriz Silvana Lima também fez um post emocionado lembrando que em 2021 reuniu cerca de 180 troféus para as comemorações dos 40 anos do Creche na Coxia. “Arrumamos tudo aqui no Teatro Quintal e recebemos cada ator, atriz ou técnico que ajudou a conquistar tantos prêmios. Ela veio. Estava feliz, com orgulho por ter conquistado grande parte de todos esses prêmios. Somos gratos e gratas, Maria Clara! Certamente a arte te encaminhará para uma próxima linda jornada! Seja luz! Vamos puxar o barco, ó maninha, que a festa acabou, vamos puxar a rede, ó maninha, que ela arrebentou…”.

A pesquisadora Meri Damaceno escreveu: “Vá com a luz da ribalta e com asas de borboleta, daquelas raras azuis”. A Trupe Fabricarte postou uma sequência de fotos em homenagem à artista, que em seu perfil do Facebook se descrevia como “ser em transição. As asas desabrocharam do casulo e me permitiram ser quem sempre desejei. Dona de mim”. Alguns, como Ravi Arrabal, sugeriram que o Teatro Municipal de Cabo Frio, após reaberto, receba o nome de Maria Clara Lis Garcia.