Uma realidade silenciosa para quem vive no meio urbano, mas que preocupa – e muito – os especialistas. A evolução do desmatamento em um dos mais importantes ecossistemas brasileiros, a Mata Atlântica, fica mais evidente aos olhos dos cabofrienses a partir de hoje, no Largo de Santo Antônio, no Centro, com o início do projeto ‘A Mata Atlântica é Aqui’, que ficará no local até o próximo dia 5 de julho.
O trabalho, que está no sétimo ciclo, é uma iniciativa da ONG paulista S.O.S. Mata Atlântica e tem como objetivo mostrar, de maneira lúdica, a importância do bioma, presente em 17 estados do país, para o meio ambiente. O evento, gratuito, volta à cidade depois de três anos. De acordo com a educadora ambiental e bióloga marinha Ana Lúcia Bonini Voidella, o público de todas as faixas etárias será bem-vindo.
–Vamos fazer atividades lúdicas para todas as idades, desde crianças até a terceira idade, para falar da importância de preservar e conservar esse bioma que está tão ameaçado hoje. Teremos várias atividades: vídeos; jogos; maquete dinâmica e, em alguns dias, atividades culturais, como teatro e contação de estórias – enumera.
Além de um programa diferente para o público em geral, o evento ganha ares de aula de campo, pois será aberto à visitação de turmas de escolas das redes pública e particular de ensino. O agendamento dos grupos pode ser feito na Secretaria Municipal de Educação ou com a própria coordenadoria do projeto.
Questionada sobre o avanço do desmatamento na Região dos Lagos, a bióloga manifestou bastante preocupação, mas disse não se trata de um problema local, ainda num relatório recente da organização não-governamental em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), tenha sido constatada uma redução de 24% no desflorestamento de 2013 para 2014.
– A gente tem observado um decréscimo de Mata Atlântica não apenas no município, mas em praticamente todos os 17 Estados que possuem esse bioma. Pelo crescimento das cidades, pelas monoculturas (plantio de apenas um tipo de produto), a pastagem pra gado. É complicado porque sabemos a importância que as árvores e os ecossistemas têm para a gente. Para a produção de alimento, um ar de melhor qualidade, o fornecimento de água. Quando se desmata, toda a nossa qualidade de vida acaba sendo comprometida – avalia.
O projeto ‘A Mata Atlântica é Aqui’ funcionará durante a semana, das 9h ao meio-dia e das 14 às 17h e, no fim de semana, das 10 às 16h.