Em entrevista à Folha publicada em outubro de 2020, durante campanha eleitoral, José Bonifácio afirmou que não imaginava ser prefeito de Cabo Frio novamente. Até então, ele acumulava dois mandatos como chefe do Executivo do município (1977 a 1983 e 1993 a 1996). E etava recém-recuperado de uma luta contra o câncer — em dezembro de 2019, havia anunciado que havia vencido a luta contra o câncer no pâncreas diagnosticado em 2018.
— Eu não imaginava voltar a ser prefeito de Cabo Frio. Nas eleições de 2018, atendi a uma convocação do PDT e do PSB para concorrer ao Senado Federal, e fizemos uma linda campanha. Após o ótimo desempenho que tivemos, e com a cidade nesta crise que já dura anos, a falta de uma liderança forte para colocar um fim na crise da Saúde, da Educação, os atrasos de salário, com toda a experiência de já ter sido prefeito duas vezes, passei a ouvir de muitas pessoas que Cabo Frio não aguenta mais aventuras na administração municipal. Vimos esse sentimento crescer e passamos a percorrer a cidade e avaliar a situação. Aceitei esse desafio com muita disposição. Vamos virar essa página e formar a melhor equipe de governo que Cabo Frio já teve. Com metade do primeiro e do segundo escalões composto por mulheres. Estou vivendo este momento com muita alegria e disposição. Sonho em deixar uma cidade economicamente ativa e que ofereça Educação e Saúde de qualidade para todos. Pretendo deixar para os jovens um legado de que vale a pena lutar e enfrentar os problemas. É preciso acreditar sempre. Seguimos convocando a todos que amam Cabo Frio para estarem na nossa Aliança e formarmos, com cada elo, uma corrente forte que conduzirá Cabo Frio para um futuro promissor. Não iremos entrar numa campanha de baixarias. Temos propostas concretas para recuperar a cidade e a população sabe disso. Chega de aventuras. Cabo Frio vai nos dar orgulho novamente — afirmou.
Durante anúncio de secretariado, Bonifácio voltou a pregar a união em entrevista à Folha. Ele criticou o clima de hostilidade política que vinha na esteira da disputa presidencial entre Lula e Bolsonaro.
– Vocês sabem o que eu passei nessa campanha. Mas a gente tem que ter o espírito de conciliar as famílias que se separaram e se dividiram. Não quero que aconteça em Cabo Frio o que aconteceu com o Brasil. O ódio que se instalou de lá e de cá. E isto não faz bem à sociedade. A quem cabe estender a mão? Não é o derrotado que vem à sua procura. Somos nós que vencemos que temos que somar todos para uma conciliação para construir um novo momento para esta cidade – disse o prefeito eleito, que só aumentou o tom, quando questionado sobre a situação jurídica.
Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Cabo Frio informou seu falecimento, durante a madrugada. Bonifácio tinha 78 anos. O velório acontece a partir das 9h, no Palácio das Águias, e o sepultamento às 16h no Cemitério Santa Izabel.
LEIA MAIS:
- José Bonifácio: uma trajetória dedicada à vida pública
- O adeus a José Bonifácio nas redes sociais: o luto que une aliados a ex-adversários políticos
- Alair Corrêa sobre Bonifácio: 'O povo perde hoje seu mais honrado político'