quarta, 15 de janeiro de 2025
quarta, 15 de janeiro de 2025
Cabo Frio
26°C
feira

Artesanato ganhará destaque na Feira Forte e poderá voltar para o Sendas

Evento será entre os próximos dias 18 e 22 de junho

29 maio 2014 - 12h28
Artesanato ganhará destaque na Feira Forte e poderá voltar para o Sendas
Pela primeira vez o artesanato de Cabo Frio será um dos destaques da Feira Forte, considerada a maior feira de varejo do Estado do Rio de Janeiro, com descontos que chegam a 70%. Realizada pela Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia), com apoio da Prefeitura, Comsercaf, Sebrae e Facerj, a feira está confirmada para acontecer entre os próximos dias 18 e 22 de junho, e terá uma série de outras novidades que já estão sendo definidas pelo presidente Walmir Porto.
Além da área para exposição do artesanato local, este ano a Feira Forte vai oferecer uma oficina gratuita promovida pelos artesãos da Casa Artesanal, tudo sob direção da Coordenadora de Artesanato da Secretaria Municipal de Turismo de Cabo Frio, Vania Carvalho.
- Ficamos muito felizes quando o Walmir nos fez o convite. Isso mostra que o artesanato de Cabo Frio, finalmente, está conquistando seu espaço e está começando a ser valorizado. Os artesãos estão super animados e cheios de ideias para as oficinas. Tenho certeza que vai ser um sucesso absoluto – comentou Vania.
Outra novidade é que uma parceria feita pela Acia e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, está prestes a, novamente, levar a Feira Forte 2014 para dentro do prédio do antigo mercado Sendas.
- A realização do evento no espaço do prédio do antigo Sendas, ano passado, foi para marcar os 10 anos da Feira Forte. Este ano a programação era voltar para o Espaço de Eventos. Mas recebemos muitos pedidos de expositores e visitantes para que a feira pudesse voltar para o Sendas. Como existe o projeto do governo municipal de construir o Centro de Convenções ali, e isso já estaria documentado com a proibição de qualquer evento no prédio, entramos em contato com a prefeitura, e através da Secretaria de Turismo conseguimos a liberação para a realização da Feira Forte deste ano. Só estamos aguardando a formalização desta aprovação para confirmar a notícia com 100% de certeza – comentou Walmir Porto, lembrando que o problema de calor registrado no ano passado não se repetirá este ano:
- Como tivemos essa sinalização positiva para retornar a Feira Forte para o Sendas, já estamos providenciando uma nova ventilação. Só não decidimos, ainda, se será tudo feito somente com ar condicionados, ou se usaremos o ar junto com outro equipamento de ventilação. Mas calor não teremos mais - garantiu o presidente da Acia.
Com a possibilidade de mudança de local, a Feira Forte 2014 salta de 230 estantes para cerca de 300, dos quais seis na Feira de Automóveis e 14 (ou mais) na Praça de Alimentação.
- Ano passado conseguimos fazer a maior Praça de Alimentação de toda a história da Feira Forte. Em 2004, quando ela nasceu, toda a área do evento tinha 1.800 m². Ano passado somente a praça teve este tamanho com 12 estandes de alimentos. Para este ano conseguimos ampliar para 14 estandes, e confirmando oficialmente a realização no Sendas, poderemos ampliar para 18 estandes, graças à fila de espera, e ocupar um espaço ainda maior, de 2.400m² - contou Walmir, observando que võ ser realizados shows de artistas locais.
Com a ampliação do espaço da Praça de Alimentação, outras novidades também prometem movimentar a 11ª edição da Feira Forte, que este ano abre os portões uma hora mais cedo: de quarta a sábado das 13h às 23 h, e domingo do meio-dia às 21 h, com entrada a R$ 4.
- Além do espaço Acia Solidária, onde vamos incentivar as ações sociais que em 2013 marcaram a Associação Comercial, também ampliaremos o espaço exclusivo para a imprensa, fazendo com que também se transformem numa atração da Feira Forte – explicou o presidente.