Rodrigo Branco
Arraial do Cabo dá a partir de hoje um passo decisivo para a implantação do Programa Municipal de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos (lixo), com a inauguração do primeiro Posto de Entrega Voluntária (PEV) da cidade, que ficará sediado nas dependências da Escola Estadual 20 de Julho, na Vila Industrial.
O equipamento será inaugurado durante mais uma etapa do Circuito Municipal de Cultura Ecológica, promovido pela Fundação Municipal de Meio Ambiente, Pesquisa, Ciência e Tecnologia. Antes realizado nas praias e outros espaços públicos da cidade, o evento, pela primeira vez, terá como sede uma escola, local considerado vital para a disseminação da política de Educação Ambiental desenvolvida pela instituição.
– Desde que começamos as primeiras reuniões de sensibilização, o 20 de Julho abraçou a ideia por entender a importância da Coleta Seletiva para a comunidade escolar e para Arraial do Cabo como um todo. A importância deles é enorme para o êxito do projeto – destacou o diretor do Departamento de Projetos da Fundação, Herick Simas.
A escolha pelo colégio se deu por uma questão estratégica, uma vez que a Vila é o bairro escolhido para abrigar o projeto-piloto da Coleta, por sua característica de quarteirões e ruas planejadas.
Além disso, a intenção é que os alunos da escola sirvam de agentes multiplicadores junto as suas comunidades no que diz respeito à correta destinação do lixo que, no primeiro momento, será dividido em ‘úmido’ (restos de alimento, por exemplo) e ‘seco’ (garrafas PET e latas de refrigerante, entre outros).
Além dos benefícios socioambientais, a implantação da Coleta, prevista para os próximos meses, representará reforço para os cofres municipais, por meio do chamado ‘ICMS verde’, repasse do imposto feito pelo Governo Estadual.