sexta, 04 de abril de 2025
sexta, 04 de abril de 2025
Cabo Frio
30°C
Magnauto
Magnauto site
LUTO

Arraial do Cabo dá adeus ao guardião da restinga, Ronaldo Miranda Fialho

Fotógrafo faleceu na madrugada desta sexta, de infarto. Enterro será nesta sexta, às 16h

16 junho 2023 - 13h34Por Redação

Arraial do Cabo perdeu, na madrugada desta sexta-feira (16), Ronaldo Miranda Fialho. Ele faleceu em casa, vítima de infarto. Fotógrafo, ele também era uma pessoa ligada à cultura e tradições cabistas, mas também ao meio ambiente. Era conhecido como “o guardião da restinga”.

– Ronaldo era uma pessoa maravilhosa. Era um guardião de conhecimentos sobre a restinga de Arraial do Cabo. Sabia tudo sobre todas as espécies da restinga - contou a jornalista Fernanda Carriço, que era amiga pessoal de Ronaldo.

A paixão de Reinaldo pela restinga e pelas histórias do Cabo foram herdadas da família. Ele era filho de um cabista que também conhecia muito da cidade, seu Reinaldo, e primo de Léo do Blimp, autor do livro “K-36 - O Zeppelin que Caiu no Cabo”.

– E o Cabo perde mais um filho ilustre, o meu primo Ronaldo Miranda Fialho, carinhosamente chamado por todos como Ronaldinho Fialho. Ele, que tanto lutou para preservar nossa história, tradições e nossa cultura, deixa um exemplo a ser seguido por todos que amam nossa cidade - postou Léo nas redes sociais.

Quem também sentiu a perda de um grande amigo foi a pesquisadora Meri Damaceno, autora de "Cabistezas, causos do Arraial”.

– E o Cabo vai perdendo seu real povo, sua gente espetacular, criativa, engraçada, brincante e espirituosa. Te amo, Ronaldinho – escreveu.

O secretário de Cultura de Arraial do Cabo postou uma nota de pesar em suas redes sociais. No texto, Fernando Porto destacou que “Ronaldo foi um dos grandes responsáveis pela difusão da cultura popular cabista desde da época da sua querida e saudosa Amena Mayal, na construção do Centro de Arte Tradição Popular Manoel Camargo, até a revitalização do Centro Cultural Manoel Camargo, onde contribuiu na construção e no resgate da cultura popular cabista e nos seus engajamentos nas causas ambientais”.

– Arraial do Cabo perde um grande filho querido, carismático e guardião da história e do conhecimento botânico da nossa restinga. Ronaldinho ficará nos anais da história cabista. Manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares, amigos e toda cidade de Arraial do Cabo – escreveu.

O velório começou às 10h30 na Câmara Municipal de Arraial do Cabo. O enterro está marcado para às 16h, no cemitério da cidade.