"Cabo Frio perde hoje um de seus mais ilustres filhos! O povo perde seu mais honrado político! Zé combateu a corrupção sem medo, por isso como seu mais antigo adversário, reconhecendo-o como um político a frente de seu tempo, dou-lhe o título de: Bonifácio, o incorruptível!", escreveu Alair Corrêa, nesta segunda-feira (17), horas depois da notícia de falecimento do prefeito José Bonifácio. Os dois protagonizaram algumas das maiores disputas políticas do município.
"Incrivelmente habituado a essas notícias de perdas, me emocionei, chorei! Me enfrentado por mais de 50 anos, esse guerreiro, está na mais importante parte de minha história, o que foi uma grande honra! Chegamos juntos à Câmara com nossos vinte e tantos anos. Nossa primeira luta foi na defesa dos lavradores das fazendas Campos Novos e Porto Velho! Nossa primeira vitória foi ter acabado com as perseguições, derrubada de casas e mortes dos lavradores pelos jagunços das duas fazendas! Logo, logo chegamos a Prefeito com o Zé se elegendo em três mandatos, eu em outros quatro! Juntos em 50 anos governamos a cidade por 34 anos dessas cinco décadas!".
LEIA MAIS:
- José Bonifácio: uma trajetória dedicada à vida pública
- O adeus a José Bonifácio nas redes sociais: o luto que une aliados a ex-adversários políticos
Alair definiu Zé como "um grande guerreiro", que enfrentou adversários com "fidalguia e respeito". "Enquanto esteve em missão, jamais abandonou a trincheira! Quando lhe foi dado por três ocasiões diferentes (14 anos), o dever de cuidar das reservas do "quartel" (Prefeitura), o fez de forma firme, correta, honesta! Os que de alguma forma conseguiram vantagens em seus 14 governando, foi sem seu conhecimento, porque, se soubesse, os exoneraria! Nesses meus 53 anos de vida pública, jamais ocupei cargos em outros governos da cidade, nem mesmo nos que ajudei em eleições. Apenas no do Zé, em 1.978 ocupei um cargo de Superintendente de esportes! Cabo Frio perde hoje um de seus mais ilustres filhos! O povo perde seu mais honrado político! Zé combateu a corrupção sem medo, por isso como seu mais antigo adversário, reconhecendo-o como um político a frente de seu tempo, dou-lhe o título de: Bonifácio, o incorruptível! Que nosso Pai o receba de braços abertos!".
O velório acontece a partir das 9h, no Palácio das Águias, e o sepultamento às 16h no Cemitério Santa Izabel.